Nesta quinta-feira (25/08/2022), de forma truculenta e racista, o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), acionou a Polícia Militar para retirar de sala de aula um jovem estudante negro, do curso de Psicologia, por ter feito grafite em um banco da instituição. À revelia da lei e sob protestos da comunidade universitária, o estudante fora conduzido à Delegacia da Polícia Federal e autuado por crime ambiental.
O ANDES SINDICATO NACIONAL repudia com veemência a ação repressiva do reitor ao tempo em que manifesta profunda solidariedade ao estudante agredido e a toda comunidade universitária da UFDPAR. Não há dúvida de que ações como essas expressam a criminalização das lutas em defesa da universidade pública e das liberdades democráticas, aprofundadas em nosso país com o bolsonarismo.
Não aceitaremos que nossas universidades sejam transformadas em espaços de repressão aos processos de criação e manifestações artísticas! Seguiremos lutando em defesa da autonomia, da democracia e do caráter público e gratuito das universidades brasileiras.
DITADURA NUNCA MAIS!
FORA REITOR INTERVENTOR!
Brasília (DF), 26 de agosto de 2022.
Diretoria do ANDES Sindicato Nacional