Instituído pelos governos Temer e Bolsonaro, o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) impede o pagamento de direitos de servidoras e servidores para o cumprimento de metas junto à União.
Com o novo PNE, o governo federal segue sem assegurar a universalização do Ensino Médio e sem dar a devida importância à valorização de trabalhadoras e trabalhadores da educação.
A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 12/6, o regime de urgência do Projeto de Lei 1904/24. O PL da Gravidez Infantil não pretende proteger a vida das crianças, mas sim criminalizar mulheres e meninas.
A greve pressionou e o governo anunciou promessa de medidas para reduzir a grave crise orçamentária das universidades, IFs e cefets.
Após cerca de duas horas ocupando o MGI, representantes dos CNGs e das diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe garantiram uma nova reunião de negociação para o dia 14 de junho.
Governo recebe CNG e diretoria do ANDES-SN na segunda (27) e afirmou que assinaria o acordo com a Proifes, mesmo à revelia das professoras e professores em greve.