NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN
CONCLAMA A CATEGORIA A PARTICIPAR DE TODAS AS ATIVIDADES PELA VACINAÇÃO PARA TODOS E TODAS - EM DEFESA DA VIDA E FORA BOLSONARO
A crise decorrente da destruição capitalista, baseada em uma política econômica que gera e aprofunda a desigualdade social em escala global, levou à atual crise sanitária.
No Brasil, desde o início, a crise provocada pelo novo coronavirus foi tratada com descaso pelo governo federal e seus/suas seguidore(a)s nos estados e municípios. Considerada uma "gripezinha" que mataria 70 mil pessoas como chegou a falar o presidente da república, que continuou priorizando a economia em detrimento da vida, a COVID-19, após 10 meses, já matou mais de 210 mil pessoas e infectou mais de 8 milhões.
O Brasil, governado pela política anticiência e genocida, por fake News e autoritarismo, tem além de levado a morte de milhares de pessoas, aumentado o desemprego, o subemprego e a miséria. Mesmo diante desse quadro, o governo federal adota como política o não planejamento para a compra de vacinas e insumos, atrasando o processo de imunização da população e colocando ainda mais vidas em risco. Ao mesmo tempo, despreza a condição de vida dos mais pobres e finaliza o auxílio emergencial.
Na Educação temos, ainda, mais cortes de verbas, além da desvalorização dos espaços de produção de conhecimento e de ciência como as Universidades, a Fiocruz e o Instituto Butantã.
A conjuntura exige reação e assim, a Diretoria Nacional conclama a categoria docente a se unificar em todas as carreatas e outras manifestações, que com os cuidados sanitários necessários, devem ocupar as ruas na luta pela Vacina já para todos e todas.
Nesse momento é fundamental a participação de todos e todas nessas atividades e por isso orientamos, a partir do conjunto de deliberações do Sindicato Nacional, que as Secretarias Regionais e as Seções Sindicais do ANDES se mobilizem e construam as carreatas e atividades virtuais convocadas pelos Fóruns Estaduais, pelo FONASEFE, pelas Centrais Sindicais e Frentes Populares, conforme o calendário divulgado.
- Já chega!!! Não podemos mais aceitar o descaso com a vida.
Vacinação para todas e todos pelo SUS e Fora Bolsonaro.
Esse grito precisa ecoar e ganhar as ruas!
Brasília (DF), 22 de janeiro de 2020.
Diretoria Nacional do ANDES-SN
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Atividades do FSM: