A Diretoria do ANDES-SN manifesta seu apoio e solidariedade à luta em defesa do sistema educativo público argentino que se expressa no dia de hoje, 23 de abril de 2024, em uma grande mobilização em todas as regiões do país, convocada por sindicatos, reitores, docentes e estudantes. Fazem parte da convocação, entre outros, a Confederação de Trabalhadores da Educação da República Argentina (Ctera), a Federação Nacional de Docentes Argentinos (Conadu), a Federação Nacional de Docentes, Investigadores e Criadores Universitários (Conadu Histórica), a Federação Universitária Argentina (FUA), a Federação de Docentes das Universidades (Fedum), a União Docentes Argentinos (UDA) e o Conselho Interuniversitário Nacional. Também participam da convocação e dos atos a CGT, sindicatos de trabalhadore(a)s não ligados à educação, movimentos sociais e organizações de direitos humanos.
As 57 universidades públicas argentinas incluem mais de dois milhões de estudantes no sistema público e contam com o trabalho de cerca de 60 mil docentes.
A marcha e as diversas mobilizações do dia 23 de abril denunciam e exigem, entre outras demandas, o desembolso e atualização do orçamento público que permanece inalterado apesar do processo inflacionário; a solução para o salarial que chega a mais de 50% com relação à última atualização de novembro; a atualização das bolsas de apoio à permanência estudantil que estão com seu valor absolutamente defasado; o fim do ataque ao Conicet que se expressa em desfinanciamento e demissões.
Em um contexto de ataques que colocam em risco a própria existência do sistema educativo público, a sociedade argentina se mobiliza demonstrando para o governo que não aceita a destruição das universidades e das instituições de ciência, tecnologia e cultura.
O ANDES-SN, que tem em sua história a luta constante em defesa da educação pública e das instituições federais de ensino, se solidariza com a sociedade argentina neste momento de enfrentamento a um governo que tem demonstrado seu desprezo pelas instituições públicas, pela ciência e pela cultura, pelo(a)s trabalhadore(a)s e pelos processos democráticos.
A luta em defesa da educação pública não tem fronteiras!
Nossa solidariedade e apoio à luta da sociedade argentina em defesa da universidade pública, da ciência e da cultura!
Brasília(DF), 22 de abril de 2024.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional