O ANDES-Sindicato Nacional se solidariza à(o)s docentes da UNIMONTES em sua luta em defesa das Universidades Públicas Estaduais. Na noite de ontem, dia 29 de outubro de 2019, a Comissão de Orçamento e Finanças do Estado de Minas Gerais, em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento e a Diretoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Montes Claros, encaminhou notificação de cancelamento de concessão de Dedicação Exclusiva a aproximadamente cem (100) professore(a)s efetivo(a)s.
Além de arbitrária, a decisão, que fere a Autonomia Universitária prevista na Constituição Federal, também aponta para o sucateamento do trabalho docente, além de contribuir para uma degradação significativa da produção acadêmico-científica na Universidade Estadual de Montes Claros.
Entendemos que a Dedicação Exclusiva é um pressuposto fundamental do trabalho docente de qualidade em seu tripé indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão, como apontam todas as Universidades Federais, e importantes Universidades estaduais como USP, UNICAMP e UNEB, entre outras.
Diante disso, acompanhamos a avaliação da ADUNIMONTES – Seção sindical do ANDES-SN, quando entende que essa atitude intempestiva e leviana representa mais um passo largo para a precarização, e para o lento e velado processo de privatização das Universidades Estaduais do Estado de Minas Gerais.
Por uma educação pública, gratuita e de qualidade!
Em defesa das Universidades Estaduais de Minas Gerais!
Contra a precarização do trabalho docente!
A Unimontes vale a luta!
Brasília (DF), 30 de outubro de 2019
Diretoria Nacional do ANDES-SN