NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM APOIO AO MOVIMENTO DE GREVE DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL
O ANDES - Sindicato Nacional, combativo nas lutas em defesa da Educação Pública, se solidariza e expressa apoio a greve do(a)s professore(a)s do Distrito Federal.
A greve, iniciada no dia 04 de maio, traz como pauta de reivindicações da categoria a reposição salarial, após oito anos sem reajustes, melhorias nas condições de trabalho, bem como reivindica a homologação, a convocação e a nomeação de todo(a)s o(a)s aprovados no último concurso para a carreira do magistério, ocorrido em 2022. Esta última reinvindicação é reforçada pelo fato de que a rede pública de ensino conta com elevado quantitativo de professore(a)s em regime de contratação temporária.
O ANDES-SN, em sua longa trajetória, defende e acredita que educação de qualidade passa pela valorização do(a)s profissionais e melhorias nas condições de trabalho e repudia que a educação seja tão desvalorizada pelo governo distrital ao ponto de não cumprir sequer o básico de remuneração dessa carreira.
Nesse sentido, o ANDES-SN reafirma veemente o seu repúdio contra todos os ataques impetrados contra os direitos de educadores e educadoras da educação do Distrito Federal. Se mostra solidária a causa do(a)s professore(a)s e manifesta irrestrito apoio à greve e às reivindicações docentes, e espera que o governo atenda o movimento docente.
Brasília (DF), 24 de maio de 2023.
Diretoria Nacional do ANDES-SN