NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À CHACINA DO GUARUJÁ
A Diretoria do ANDES-SN repudia veementemente a ação truculenta e violenta da Operação Escudo, deflagrada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que resultou na trágica morte de 16 pessoas na Baixada Santista no dia 29/07, no Guarujá. Moradore(a)s das comunidades e familiares das vítimas afirmam que pessoas inocentes foram retiradas de suas casas e executadas. Essa chacina reforça a persistência de um projeto autoritário e de genocida direcionado às comunidades periféricas, especialmente à população preta e de baixa renda.
É crucial que o governo Tarcísio de Freitas e a PM-SP sejam responsabilizados, e que ocorram investigações para apurar as circunstâncias dessa que é a segunda maior chacina na história do Estado de São Paulo. O respeito aos direitos humanos, à igualdade e à justiça deve ser o alicerce de qualquer sociedade democrática.
Neste momento de luto e de profunda indignação, é imprescindível que a sociedade se una em prol da solidariedade às famílias das vítimas, exigindo total transparência no processo de investigação da Operação Escudo. Por fim, denunciamos que as ações da PM-SP são reflexo do racismo estrutural, do abuso de poder e da violência policial.
Em defesa dos direitos humanos e da justiça social, e pela desmilitarização da PM!
Contra o extermínio da juventude preta!
Brasília(DF), 10 de agosto de 2023.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional