NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À CRIMINALIZAÇÃO E PERSEGUIÇÃO AO LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO POLÍTICA DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
A Diretoria do ANDES-SN, declara seu total repúdio à criminalização e perseguição ao livre direito de manifestação política DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – UFLA OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS DIAS.
O(A)s docentes dessa Universidade foram acusado(a)s por meio de veiculação em programa da rádio Cultura de que estariam fazendo coações eleitorais, intimidando aluno(a)s a votarem no candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, sob pena de se atacar o bom funcionamento da nossa Universidade e o pleno exercício do direito fundamental à educação de nossos/nossas estudantes. As acusações vêm sem nenhum tipo de prova, e são inverídicas - e criminosas, uma vez que, inclusive, esses/essas docentes encontram-se em recesso. Entendemos, no entanto, que o caso expressa um cerceamento das liberdades de manifestação política, ou seja uma ataque à democracia no país.
Ainda desatacamos que repudiamos também as práticas xenofóbicas que sofreu a Tesoureira da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Lavras - ADUFLA, professora Karen Rosso, que é boliviana e foi à Rádio Cultura responder às acusações que o(a)s professores(a)s sofreram. O Brasil vive um momento histórico em que defender a democracia frente aos constantes ataques que o estado democrático de direitos recebe diariamente advindos do Presidente da Republica, Sr. Jair Messias Bolsonaro e de seus/suas apoiadore(a)s é fundamental. Não fugiremos à luta contra práticas fascistas.
O ANDES-SN por meio de todos/todas seus/suas professores(a)s seguirá sem medo e afirmando em suas ações o direito de viver num país democrático.
EM DEFESA DA DIGNIDADE DE NOSSOS/NOSSAS PROFESSORES E PROFESSORAS E CONTRA TODA E QUALQUER POLÍTICA DE MEDO E COAÇÃO!
TODA A SOLIDARIEDADE À(O)S DOCENTES DA UFLA!
Brasília(DF), 24 de outubro de 2022
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional