NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO AO ATAQUE VIRTUAL EM EVENTO ACADÊMICO NA UNEB
Há um ambiente de extrema hostilidade a qualquer debate, nas Universidades, IF e CEFET, relacionado a questão de gênero, étnico-racial, LGBTQIA+, numa radical demonstração de intolerância e ódio a diversidade e liberdade de pensar.
Desde a posse do governo de extrema-direita, assiste-se a uma intensificação de ataques, com perseguição aos Movimentos Sociais, Sindicatos, às ONGs e agentes políticos que se contrapõem a agenda genocida de direitos, da vida e da natureza.
A pandemia da COVID-19 fez com que muitas atividades acadêmicas das Universidades, IF e CEFET, como reuniões acadêmicas ou defesa de monografia, dissertações e teses, sejam realizadas por meio de espaços virtuais, utilizando diferentes tipos de plataformas. No entanto, tem sido cada vez mais comum a invasão dessas salas virtuais por grupos de extrema-direita, apoiadore(a)s do governo federal que utilizam imagens, palavras e expressões racistas, machistas, misóginas, lgbtfóbicas e fazem apologia ao nazismo, movimento de extrema-direita alemão da segunda guerra mundial.
No dia 16 de setembro, uma invasão de hackers tentou inviabilizar a apresentação de trabalho do(a)s discentes de um curso de especialização vinculado ao Centro de Estudos em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (DIADORIM) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) durante o Webinário Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades na Formação de Educadoras e Educadores.
O ANDES-Sindicato Nacional vem manifestar seu repúdio a essas práticas criminosas que tentam impedir debates que desnudam o sexismo, racismo e lgbtfobia existente na sociedade brasileira. Da mesma forma, prestar solidariedade à comunidade acadêmica da UNEB e ao DIADORIM diante dessa barbaridade.
Brasília(DF), 25 de setembro de 2020.
Diretoria Nacional do ANDES-SN