O ANDES-SN manifesta publicamente seu repúdio à ação criminalizadora desferida pelo gestor da EBSERH da UFSC, Spyros Dimatos, ao entrar com ação na Justiça Federal exigindo a presença de 80% dos trabalhadores no HU a partir de hoje, sob pena de aplicação de multa de 500 mil reais por dia.
A ação do gestor da EBSERH se reveste de maior gravidade na medida em que a greve dos TAEs, na UFSC, tem entre suas reivindicações, além da reposição das perdas salariais, a melhoria da carreira e das condições de trabalho, que atingem o atendimento à população no Hospital Universitário. Mais ainda, pelo fato de que o referido gestor ter participado de reunião no dia 26, na qual Comando de Greve e demais setores da Universidade, entre os quais, a EBSERH, entraram em acordo quanto à especificidade da greve no HU, ou seja, a garantia do atendimento emergencial à população que a ele acorre.
O ANDES-SN reitera sua posição contrária à terceirização dos serviços prestados pelos Hospitais Universitários, via EBSERHs, cujo limite se expressa, claramente, na situação vivida pela Instituição nesse momento. Manifesta, ainda, sua ampla solidariedade à(o)s TAEs em greve e às trabalhadoras e aos trabalhadores do HU, dispostos a garantir o atendimento de qualidade à população e em defesa do serviço público.
Brasília, 2 de abril de 2024.
Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional