NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN CONTRA AS AÇÕES ABUSIVAS NO IFRN
Desde o início da gestão do governo Bolsonaro o ANDES-SN vem repudiando as ações de intervenção nas Universidades, Institutos Federais e CEFET, que ferindo a autonomia universitária, prevista no artigo 207 da Constituição Federal, desrespeita as consultas públicas à comunidade acadêmica para a escolha do(a)s gestore(a)s. A indicação de interventore(a)s, que infelizmente se tornou uma marca desse governo, trazem consequências graves para as liberdades democráticas e os processos internos das instituições de ensino.
Mais uma vez somos informado(a)s de mais uma arbitrariedade, realizada com a anuência de um interventor, gestor não eleito e nomeado pelo governo Federal para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte -IFRN, quando solicitou a presença da polícia militar do Estado, onde ocorreu confisco de aparelho celular e agressões à estudantes, conforme vídeos divulgados pela imprensa.
O ANDES-SN não compactua com tal atitude e solidariza-se com o(a)s estudantes, exigindo a saída do interventor e a imediata nomeação do Reitor eleito pela comunidade acadêmica.
As instituições de ensino pública devem ser lugar para preservar a liberdade de expressão, incentivar a criatividade e autonomia do(a)s estudantes e produzir conhecimento, de forma a contribuir para a melhoria de vida da população e não para ensinar violência e incentivar o ódio e a intolerância.
Em defesa da autonomia universitária!
Pelas liberdades democráticas!
Brasília(DF), 12 agosto de 2020
Diretoria Nacional do ANDES-SN