NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO A NÃO NOMEAÇÃO DO REITOR ELEITO NA UFRRJ
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizou eleições para reitor no período de 24 a 25 de novembro de 2020, com a eleição da chapa composta pelos professores Ricardo Berbara (foi reitor no período de 2017 a 2021) e César da Ros. A lista tríplice foi encaminhada em dezembro de 2020 para o MEC com os nomes de Ricardo Berbara, César da Ros (eleitos como reitor e vice reitor, respectivamente) e Roberto de Souza Rodrigues (Pró-Reitoria de Planejamento no período de 2017 a 2021, no mandato do professor Ricardo Berbara).
No dia 31 de março de 2021, depois de 4 (quatro) meses, o MEC nomeou o Roberto de Souza Rodrigues, o terceiro na lista tríplice para o cargo de Reitor, não acatando o primeiro indicado. O ANDES-SN expressa a sua solidariedade à comunidade da UFRRJ e declara o seu repúdio a mais essa ação arbitrária do governo de Jair Bolsonaro.
Este Sindicato Nacional compreende que a escalada antidemocrática sobre as universidades está alicerçada em um projeto autoritário e subserviente para o Brasil, que visa atacar os direitos conquistados pela classe trabalhadora e o aprofundamento do caráter dependente da economia do país.
Assim, o Sindicato Nacional reafirma o seu lugar ao lado da luta do(a)s docentes, técnico(a)-administrativo(a)s e estudantes da UFRRJ, assim como demais entidades comprometidas com a democracia, e conclama a categoria docente a repudiar mais esse passo autoritário da gestão Bolsonaro. Em defesa da autonomia universitária. Não à intervenção da UFRRJ!
Reitor(a) Eleito(a), Reitor(a) Empossado(a)!!!
Fora Bolsonaro e Mourão!
Não nos calarão!
Brasília(DF), 1º de abril de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional