NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO AOS ATAQUES SOFRIDOS PELO SINTUFRJ
A diretoria do ANDES-Sindicato Nacional manifesta seu total repúdio aos ataques violentos que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SINTUFRJ) vem sofrendo de apoiadore(a)s de Bolsonaro.
O SINTUFRJ realizou uma ação no dia 9 de abril, que ganhou forte repercussão nas redes sociais e grande mídia. Por meio de um painel eletrônico instalado na Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro, o sindicato denunciava o que diversas entidades da classe trabalhadora têm repetido: As mais de 350 mil mortes por COVID-19 no Brasil são responsabilidade do atual governo genocida que se instalou no Palácio do Planalto, em Brasília e que tem operado uma política da morte, não dando respostas a crise sanitária em curso.
O SINTUFRJ fez ecoar o grito da sua categoria e de toda a classe trabalhadora. Cumpriu seu papel social num momento gravíssimo e não se calou diante do descaso de Bolsonaro e Mourão.
Infelizmente, além dos ataques violentos da horda bolsonarista, a reitoria da UFRJ soltou uma nota sobre os fatos e num determinado trecho qualificou como “inadequada” a ação do sindicato. Tal desqualificação é inaceitável e nos solidarizamos integralmente com o SINTUFRJ. A universidade pública e seus/suas trabalhadores e trabalhadoras não podem se calar diante de tudo que ocorre hoje no Brasil.
Nesse sentido, reafirmamos que estaremos ao lado do SINTUFRJ e de todas as entidades da classe trabalhadora denunciando a política de morte de Bolsonaro e Mourão.
Não vão nos calar! Fora Bolsonaro e Mourão!
Vacinação gratuita e pública pelo SUS para todas e todos já!
Brasília(DF), 13 de abril de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional