NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM APOIO À INCORPORAÇÃO DA UEZO PELA UERJ E REPÚDIO AO POSICIONAMENTO PRECONCEITUOSO E DISCRIMINATÓRIO DA DEPUTADA ESTADUAL LUCINHA (PSDB)
A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), em março de 2021, completou 16 anos. Surgiu da necessidade em ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público à população da zona oeste do Rio de Janeiro.
Uma região periférica com áreas rurais e urbanas e onde a segregação racial é a marca cotidiana de uma população que sofre todo o processo de precarização das condições de vida. A UEZO foi uma conquista que de forma ampliada apresenta as dificuldades resultantes de todos os ataques à Educação. Nessa direção, a comunidade universitária discute e aprova a proposta de sua incorporação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), materializado pelo PL 5071/21 de novembro de 2021. Mas o que se viu na Assembleia Legislativa, por parte de algums/algumas parlamentares, como a deputada acima citada, foi o desrespeito à população pobre, preta e periférica ao argumentar que a incorporação dificultaria a entrada de estudantes da região por não terem "capacidade" de passarem no vestibular da UERJ. Desqualifica toda uma comunidade e inclusive, uma Universidade Estadual que prima por garantir o acesso à população ao ensino superior público de qualidade. Vai na lógica do governo federal que não esconde suas pretensões em ampliar a elitização do conhecimento, indicação à maioria da população apenas o ensino técnico em nível médio. Assim, a Diretoria Nacional do ANDES-SN manifesta seu apoio à incorporação da UEZO pela UERJ e repudia o posicionamento preconceituoso e discriminatório da Deputada Estadual Lucinha (PSDB).
Viva a UEZO!
#UEZOnaUERJjá!
Brasília(DF), 1º de dezembro de 2021
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional