O ANDES-SN repudia as falas da Secretária de Educação do Estado de Goiás, Aparecida de Fátima Gavioli Soares, durante uma live no último dia 24 de outubro, que proferiu frases desrespeitosas e irônicas em respostas às(aos) professoras(es) quanto aos seus questionamentos sobre os direitos da categoria.
Após as falas promovidas durante a live, as ações assediadoras e desrespeitosas da Secretária de Educação do Estado de Goiás se voltaram contra a professora que fez o questionamento durante a transmissão, visando promover intimidação e estabelecer a mordaça. A professora de geografia, Roberta Batista da Silva, contratada da rede estadual de Goiás, que indagou sobre não poder nem levar o filho ao médico ocupando cargo de contrato, foi demitida dias depois, explicitando uma atitude arbitrária, típica de gestões antidemocráticas.
Em Goiás, a retirada de direitos historicamente conquistados e o desmonte da carreira da(o)s professora(e)s da rede estadual de educação têm sido recorrentes, e o Plano de Cargos e Salários, aprovado em outubro de 2024, precariza ainda mais a estrutura da carreira docente.
O exercício do diálogo e a luta por melhores condições de trabalho são direitos legítimos que assistem a todas(os) que defendem a educação pública, gratuita e democrática.
O ANDES SINDICATO NACIONAL manifesta apoio e solidariedade à professora Roberta, injustamente demitida, estendendo solidariedade a todas(os) professoras(es) da rede estadual de educação do estado de Goiás, e se coloca à disposição para auxiliar no enfrentamento de toda e qualquer prática de criminalização docente.
Não aceitaremos nenhum tipo de intimidação!
Brasília (DF), 5 de novembro de 2024.
Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional