NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO A HOMENAGENS AO EX-MINISTRO DA DITADURA MILITAR ALYSSON PAOLINELI NO CAMPUS DA UFLA
O ANDES-SN afirma seu total repúdio a qualquer tipo de homenagem que reforce e/ou expresse apoio à ditadura militar-empresarial brasileira, um período de nossa história marcado por assassinatos, torturas e toda sorte de repressão à sociedade brasileira, bem como pela cassação e repressão dos movimentos sociais, incluindo ataques às instituições públicas e, em especial as universidades.
Neste sentido, reforçamos e nos solidarizamos com a atitude da ADUFLA-Seção Sindical que repudia a possível homenagem que será discutida em seu Conselho Universitário (CUNI) de conceder, a título de homenagem, o nome de uma avenida do campus da UFLA, ao ex-ministro da ditadura militar, Alysson Paonelli. Este ex-ministro participou do governo ditador de Geisel e foi um apoiador ativo do ex-presidente Bolsonaro, incentivando os atos antidemocráticos de 08 de janeiro.
As universidades, duramente perseguidas, censuradas e reprimidas pelos governos militares, não podem celebrar e homenagear representantes do ataque às liberdades democráticas e à vida da classe trabalhadora brasileira. Pelo contrário, devemos aprender com a história e celebrar a memória das vítimas lutando por verdade, justiça e reparação.
O ANDES-SN reafirma a luta nacional e internacional pela afirmação da democracia, pelas liberdades democráticas e pela dignidade humana, negando qualquer tipo de processo ditatorial e ameaças às liberdades e direitos civis, políticos e sociais. Ditadura nunca mais! Sem anistia!
Brasília(DF), 2 de agosto de 2023
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional