NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM REPÚDIO AS AMEAÇAS À MANUELA D’ÁVILA
Repudiamos veemente o ato criminoso de divulgação da imagem da filha da ex-deputada e militante do Partido Comunista do Brasil, Manuela D’Ávila, bem como as ações de ódio e ameaças propagadas nas redes sociais contra ela e sua filha.
Essa não é a primeira vez que Manuela é agredida. Infelizmente, ela tem sido vítima de inúmeros ataques violentos devido a sua expressiva atuação como mulher, mãe, militante de esquerda numa sociedade como a brasileira marcada por uma sociabilidade capitalista em que a exploração e as opressões atingem o conjunto da classe trabalhadora, o(a)s militantes de organizações de esquerda, sindicatos e movimentos sociais e de juventude.
Cabe lembrar que o governo Bolsonaro possui uma prática cotidiana de estímulo a perseguição de seus opositores, em especial, aqueles do campo da esquerda. Tal postura tem as redes digitais como espaço prioritário de disseminação de conteúdos e materiais que atacam também as mulheres, negros e negras, pessoas LGBT, além dos ataques à(o)s trabalhadore(a)s da educação, à(o)s servidore(a)s público(a)s, a ciência, ao SUS e nessa pandemia, o caso exemplar, de desqualificação da vacinação.
Nesse sentido, não há nada de natural nesse ambiente de ódio que vivenciamos e que produziu essa agressão a Manuela D’Ávila e sua filha. Há uma conexão direta desses fatos com a política genocida que impera hoje no Brasil. Lembremos que Manuela foi a oponente direta de Bolsonaro no último processo eleitoral e já naquele período sofreu inúmeros ataques machistas amplamente repercutidos pelo(a)s apoiadore(a)s do atual presidente.
Mais do que nunca, devemos avançar mais nas pautas de luta da classe trabalhadora contra o machismo, reivindicadas historicamente pelas lutas das mulheres. O caminho trilhado até aqui, que o ANDES SN tem orgulho de ter dado sua contribuição, nos dá instrumentos concretos para enfrentar o ódio nas redes e nas ruas. A existência e a luta de mulheres, mães e militantes de esquerda como Manuela D’Ávila são elementos fundamentais para derrotar aquilo que nos explora e oprime.
Toda a solidariedade a Manuela D’Ávila!
Viva a luta das mulheres!
Machistas não Passarão!
Fora Bolsonaro-Mourão!
Brasília(DF), 8 de junho de 2021
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional