NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À BANCADA NEGRA DA CÂMARA DE VEREADORE(A)S DE PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL
A diretoria do ANDES-SN declara seu total repúdio aos ataques racistas proferidos contra à bancada de parlamentares negros e negras da Câmara de Vereadore(a)s de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, ocorridos no dia 06 de dezembro de 2021.
Esses ataques de ódio se deram por meio de e-mails institucionais, os quais possuem conteúdos gravíssimos de ameaça de morte, além de expressões com violências racistas e LGBTfóbicas, destinadas a(o)s vereadore(a)s Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT) e Daiana Santos (PcdoB).
Num dos trechos o autor, afirmar ser do Rio de Janeiro, e comprará uma arma e passagem para Porto Alegre-RS e se dirigirá para matar o(a)s vereadores e vereadoras, afirmando, que a casa de leis é um lugar para "homens brancos de bem", e chega a citar o termo zoológico, ao se referir à presença do(a)s vereadores e vereadoras negras e negros.
Essas ações constituem um terrorismo cibernético inadmissível para com qualquer cidadão, bem como aos representantes legislativos democraticamente eleito(a)s. Várias ações jurídicas e policiais estão sendo realizadas e o Andes-SN se coloca à disposição no sentido de apoiar todas as ações antirracistas e antidemocráticas.
Reafirmamos a defesa da vida, dos direitos individuais e coletivos, da democracia e, sobretudo, nos colocamos na condição de construtores de uma sociedade livre de todas as formas de opressão.
Venceremos!
Racistas não passarão!
Com racismo não há democracia!
Fora Bolsonaro e Mourão!
Todo apoio a(o)s vereadores e vereadoras da bancada negra de Porto Alegre-RS!
Brasília(DF), 14 de dezembro de 2021
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional