NOTA DE REPÚDIO
Entidades sindicais e estudantis do Rio Grande do Norte realizaram ações de mobilização por várias instituições de ensino do estado, no sentido de apontar os ataques à educação perpetrados pelo governo de Bolsonaro e Mourão. Essa organização via sindicatos e movimento estudantil tem feito um enfrentamento ao projeto que o governo federal chama de Reforma Administrativa. Diversas faixas foram colocadas nos espaços das universidades públicas e em outros lugares públicos para reforçar a luta contra a Reforma Administrativa e a campanha pela Vacina Já para todas e todos.
No entanto, na tarde do domingo (09 de maio), ao realizarmos a gravação de um vídeo do ANDES-SN em frente a UFERSA, local onde estava colocada uma dessas faixas, fomos surpreendidos com a retirada da faixa por parte de um segurança local que afirmou estar cumprindo ordens da administração da universidade. Cabe ressaltar que a UFERSA é uma das universidades federias que está sob administração de uma interventora e que vários atos antidemocráticos têm sido presenciados nessa instituição.
Essa proibição de uma faixa na universidade pública revela mais um ato de censura a liberdade de expressão e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e estudantes.
O ANDES-SN repudia todo e qualquer ataque a liberdade de expressão das entidades sindicais e estudantis na Universidade Federal do Semi-Árido e se solidariza com a ADUFERSA, ADUERN, SINTEST, DCE, Sinasefe e Sindprevs.
Seguimos em luta pelo Fora Bolsonaro
Contra a Reforma Administrativa
Vacina Já para todos e todas.
Brasília (DF), 10 de maio de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional