NOTA DE SOLIDARIEDADE À PROFESSORA GISELLE MARIA SANTOS DE ARAÚJO, DOCENTE DO IFRS.
A Diretoria do Andes-SN manifesta sua profunda solidariedade à Professora Giselle Maria Santos de Araújo e repudia veementemente os ataques racistas que ela e estudantes enfrentaram durante a apresentação no 8° Salão de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS.
É alarmante e inaceitável que em um espaço acadêmico, destinado ao debate e à promoção do conhecimento, ocorram atitudes discriminatórias e racistas. A interrupção abrupta da apresentação, acompanhada de gritos e desrespeito, é um reflexo de uma realidade que não podemos tolerar.
O Andes-SN reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela Professora Giselle no campo da educação antirracista e repudia qualquer forma de discriminação racial. Instamos o Instituto Federal do Rio Grande do Sul a apurar de forma imparcial e efetiva sobre o ocorrido, adotando medidas concretas para combater o racismo institucional.
Ressaltamos nosso apoio à Professora Giselle Maria Santos de Araújo, às estudantes e à seção sindical SindoIF, e reiteramos nosso compromisso com a luta contra o racismo e qualquer forma de discriminação nas instituições de ensino superior.
Brasília (DF), 06 de dezembro de 2023.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional