Nós da Direção do ANDES-SN, em conjunto com a Direção da ADUFF-SSind, nos solidarizamos com o(a)s 32 ex-conselheiro(a)s do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF), que estão sendo alvo de um Processo
Administrativo Disciplinar (PAD), por atos praticados em 2008, no que diz respeito ao reenquadramento de servidore(a)s técnico(a)-administrativo(a)s aposentado(a)s.
Esse processo se configura em perseguição política, instalada ainda no desgoverno Bolsonaro, e se apresenta como real ameaça, tendo em vista que o PAD se encontra no Ministério da Educação, com um primeiro grupo de 9 professore(a)s, para quem a Comissão bolsonarista processante pede a demissão dos ainda ativos e a cassação das aposentadorias daquele(a)s já aposentado(a)s.
Repudiamos a continuidade desse processo, considerando que um novo grupo de 9 professore(a)s estão, desde setembro de 2023, em fase de interrogatórios, indicando o andamento deste no governo Lula. Este PAD não é apenas uma ameaça aos 32 processado(a)s, mas uma ameaça à liberdade de expressão e decisões dos Conselhos Universitários de todo o Brasil, é uma ameaça à autonomia e à democracia, nas universidades públicas.
Pela imediata extinção do PAD contra o(a)s conselheiro(a)s da UFF!
Em defesa da autonomia e da democracia universitária!
Brasília(DF), 9 de janeiro de 2024.
Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional
Diretoria da ADUFF/Ssind.