O ANDES-SN manifesta seu apoio e solidariedade à luta de servidoras e servidores municipais de Belém (PA) que lutam por valorização salarial e melhores condições de trabalho e que, em março de 2024, realizaram greve unificada do funcionalismo na tentativa de avançar nas negociações junto ao governo municipal. Apesar de terem, das mais diversas maneiras, tentado negociar, desde 2021, com o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), as diversas categorias que participam do Fórum de Entidades de Belém foram obrigadas a organizar uma greve para arrancar direitos, entre os quais estão o realinhamento do salário mínimo de servidora(e)s, reajuste no auxílio-alimentação e enfrentamento ao assédio moral.
Além de assembleias unificadas e atos de rua, servidoras e servidores realizaram um ato no dia 3 de abril, dia de luta em defesa dos serviços e servidora(e)s pública(o)s, ao qual se somaram outras categorias do funcionalismo estadual e federal. Porém, após mais uma tentativa frustrada de negociação com a prefeitura, decidiram se manter no prédio da Secretaria Municipal de Administração de Belém (SEMAD), por conta da ausência de negociação efetiva, sem qualquer retorno à pauta. Decidiram, portanto, se manter no prédio, até serem atendido(a)s pelo governo com a análise e proposta do governo, o que não ocorreu.
A legítima ação de servidoras e servidores que se mantiveram no prédio até o dia 5 de abril foi reprimida pela prefeitura que, além de ignorar o movimento e tentar deslegitimá-lo, fez cumprir, por meio de liminar, a desocupação do prédio da SEMAD, em Belém, mobilizando a tropa de choque para desocupar o prédio municipal, em uma ação intimidatória e totalmente desproporcional, inclusive diante do número de pessoas que se encontravam no prédio no momento da ação.
O Fórum de Servidora(e)s, com a participação das categorias, decidiu pela desocupação para garantir a integridade física do comando, realizando nova ação na semana seguinte e votando pela manutenção do estado de greve. Somente na última segunda-feira, após nova ação da categoria cobrando à Prefeitura Municipal de Belém, houve um retorno parcial e, em assembleia realizada, servidoras e servidores municipais decidiram encerrar a greve, mas manter a mobilização. Manifestamos nosso apoio e solidariedade a todas e todos que lutam pela valorização dos serviços públicos.
Toda solidariedade à luta de servidoras e servidores pública(o)s municipais!
A luta continua, Edmilson a culpa é sua!
Brasília(DF), 12 de abril de 2024.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional