NOTA EM APOIO À GREVE DO(A)S PROFESSORES E PROFESSORAS DA UEMG
A diretoria do ANDES-SN manifesta seu total apoio à luta do(a)s professores e professoras da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Em Assembleia da categoria, com a presença de mais de 300 professores e professoras da base da ADUEMG, Seção Sindical do ANDES-SN a greve foi deflagrada no dia 16 de março de 2022, para enfrentar os diversos ataques do governo Romeu Zema (Partido NOVO) contra a educação pública, a vida e o trabalho do(a)s servidore(a)s estaduais.
A categoria possui uma pauta de reinvindicação que aponta a necessidade do cumprimento da decisão judicial do acordo de greve de 2016, incorporando todas as gratificações, implementação do novo plano de carreira e ampliação de professore(a)s de Dedicação Exclusiva. Também reforçam a necessidade da recomposição salarial de 71% dos vencimentos, referentes às perdas de 2012 a 2021.
Os docentes da UEMG são contra o Regime de Recuperação Fiscal que o governo de Romeu Zema tenta impor, e entendem ser necessário o fortalecimento da categoria docente em regime de 40h e para os docentes substituto(a)s a isonomia salarial. Outra pauta central da categoria é a imediata nomeação do(a)s docentes aprovado(a)s em concurso, assim como a abertura de novos concursos.
Assim como o(a)s professores e professoras da Unimontes que também estão em greve, outras categorias do estado de MG estão mobilizadas para barrar os ataques do governo Zema contra os serviços públicos.
A diretoria do ANDES-SN reconhece a importância da luta da ADUEMG e de outros sindicatos mineiros para o fortalecimento da luta de toda a classe trabalhadora no Brasil.
Todo apoio à luta e a greve do(a)s professores e professoras da UEMG!
Fora Zema!
Pela defesa dos serviços públicos, da vida e do(a) trabalhador(a)!
Brasília(DF), 22 de março de 2022
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional