NOTA EM REPÚDIO AOS ATAQUES SOFRIDOS POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

NOTA EM REPÚDIO AOS ATAQUES SOFRIDOS POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 23 de Agosto de 2024 às 11h27

 

A luta do movimento estudantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), iniciada no dia 26 de junho de 2024, em seu exercício político de manifestação contrária ao Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 038/Reitoria/2024, é uma ação legítima de resistência e defesa da permanência estudantil e da democracia na universidade.

Conquistas da comunidade acadêmica, como a garantia mínima de assistência estudantil, voltadas diretamente a estudantes em situação de vulnerabilidade social, arrancadas por históricas lutas travadas pelas entidades representativas de estudantes, docentes e servidoras(es) técnico-administrativas(os) das instituições de ensino superior no país, estão ameaçadas.

As(os) estudantes organizaram, no dia 14 de agosto, dia Nacional de luta em defesa da Educação Pública, uma manifestação contra tais medidas o que gerou reações violentas por parte das(os) responsáveis pela segurança do prédio da reitoria da UERJ.

O ANDES-SN repudia qualquer ato de violência contra aquelas e aqueles que lutam e se solidariza com as(os) estudantes vítimas dessa repressão.

A Diretoria do ANDES-SN repudia todos os atos de violência praticados contra o movimento estudantil da UERJ e o uso da força contra trabalhadoras e trabalhadores no seu exercício democrático de resistência e luta por direitos!

 

Em defesa da educação pública!

Nenhum direito a menos!

Pela revogação do Aeda 038/2024! 

 

Brasília (DF), 20 de agosto de 2024.

 

 

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Outras Notas Politicas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences