NOTA DE APOIO À(O)S DOCENTES DO CAMPUS DE PALOTINA DA UFPR
Após uma disputa departamental envolvendo a oferta de novas disciplinas sem novas contratações, cinco docentes do campus de Palotina da UFPR estão sofrendo um processo administrativo disciplinar (PAD) que o(a)s acusa de assédio moral ascendente e desobediência hierárquica.
A utilização do PAD como mecanismo de resolução de conflitos no interior de departamentos viola princípios democráticos. Independentemente do mérito da questão em disputa, a possibilidade de divergência e debate nas universidades é um elemento básico da vida acadêmica que deve ser sustentado por todas e todos que defendem a universidade pública, a liberdade de cátedra e a atividade docente. Não é adequado transformar debates acadêmicos em objeto de processos administrativos. Especialmente, quando o objeto das divergências é justamente a resposta dada pelo corpo docente a problemas criados pelo processo de intensificação da jornada de trabalho docente, decorrente da expansão precarizada e desordenada da universidade pública.
O ANDES-SN se solidariza com o(a)s cinco professore(a)s do curso de Engenharia do campus de Palotina da UFPR, e se coloca à disposição para apoio político e jurídico que for necessário.
(DF), 23 de abril de 2019
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional