NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO À DIREÇÃO GERAL DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS PELA TENTATIVA DE REMOÇÃO DA SEDE DA ASSINES
O ANDES-Sindicato Nacional repudia a postura antidemocrática da Direção Geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), representada pelo diretor-geral, Paulo André Bulhões, que, em meio a uma pandemia, inicia um processo de expulsão da sede física da Associação dos Servidores do INES (ASSINES), Seção Sindical do SINASEFE. Cabe destacar que a comunidade filiada a ASSINES avalia que a antidemocrática postura em retirar a sede de sua entidade sindical além de ser uma iniciativa de afastamento da sua base, alinha-se com o posicionamento político de Bolsonaro e seus aliados que atacam a independência política de trabalhadore(a)s e a defesa de seus interesses.
A comunidade de luta do INES, desde o ano passado, ressente-se de que a consulta para escolha da nova direção do instituto sequer foi respeitada pelo Governo Federal, posto que o atual diretor não foi o vencedor do pleito elaborado pela sua comunidade. À revelia do que fora acordado entre as chapas que concorreram às eleições para a Direção Geral do INES, as quais celebraram o acordo de que, mesmo que não configurassem na primeira colocação junto à lista tríplice encaminhada para Brasília, reclinariam a posse. Tal acordo não foi cumprido por Paulo André Bulhões, configurando-se uma intervenção e o rompimento dos pactos democráticos desta entidade, que neste contexto pandêmico da COVID 19 aciona a direção da ASSINES para presencialmente retirar os pertences dessa entidade que representa servidoras e servidores do INES, desrespeitando protocolos sanitários.
Reforçando nossa solidariedade de classe à ASSINES, bem como a toda e qualquer entidade representativa da classe trabalhadora, o ANDES-SN repudia todo o processo de remoção da sede da ASSINES.
Toda solidariedade a quem defende a classe trabalhadora!
Em defesa da vida e contra o negacionismo da pandemia da COVID 19!
Pela autonomia das entidades sindicais!
Brasília(DF), 13 de Julho de 2020.
Diretoria Nacional do ANDES-SN