NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE APOIO E SOLIDARIEDADE À(O)S PROFESSORE(A)S E ESTUDANTES DO CURSO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
O ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – tem acompanhado com grande atenção os casos de ingerência nas universidades por considerá-los uma antecipação do Projeto Escola Sem Partido, que tramita na Câmara dos Deputados. O referido Projeto ataca a liberdade de cátedra e fere princípios constitucionais, tais como, a autonomia, a democracia, a liberdade e coloca o(a)s professore(a)s e estudantes numa condição de vigilância constante, pressão e assédio moral.
Após a onda de invasões das polícias nas universidades no período pré-eleitoral, o Ministério Público Federal (MPF) do Ceará resolveu retomar o clima de intimidação e censura, escolhendo, como bola da vez, a Universidade Estadual do Ceará (UECE). À revelia da decisão da mais alta corte do país – o Supremo Tribunal Federal (STF) – que proibiu ações do judiciário e da polícia no ambiente universitário e desrespeitando o princípio constitucional da autonomia didático-científica universitária, o Ministério Público, através de sua procuradora, pediu esclarecimentos sobre a existência de uma “ação antifascista” no Centro de Humanidades (CH), em Fortaleza.
O ANDES-SN torna pública sua solidariedade à(o)s professore(a)s e estudantes da UECE e se disponibiliza a prestar o apoio que for necessário para garantir seus direitos.
Abaixo o arbítrio e o fascismo!
Em defesa da liberdade de ensino, pesquisa e extensão!
Brasília (DF), 5 de dezembro de 2018
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional