O ANDES-SN divulgou nessa quarta-feira (15) a Carta de Rio Branco. Síntese do 41º Congresso do Sindicato Nacional, o documento traz um resumo das deliberações e encaminhamentos para a luta da categoria docente no próximo período. Representa, ainda, um registro histórico da conjuntura na qual ocorreu o evento deliberativo.
“O desafio de mobilizar e organizar as e os trabalhadores é imenso para barrar a ofensiva do capital e do fascismo. Espraia-se em todos os cantos e políticas, atenta contra a vida na materialidade da indissociabilidade entre a exploração e as opressões. No Brasil, o desafio para revogar as contrarreformas, a limitação do teto dos gastos sociais, o processo de privatização da Educação em curso, a reforma do ensino médio, o REUNI digital, somam-se a tantas outras, como a de garantir a exoneração do(a)s interventores(as) nas IES - o que fere de morte a democracia e autonomia universitárias”, aponta a Carta.
“Aprovamos o Plano de Luta Geral e dos Setores, com a continuidade da construção da campanha pela recomposição salarial a partir da avaliação de conjuntura e movimento docente debatidos em Plenária. Nas questões organizativas e financeiras destacaram-se a aprovação de ajuda humanitária ao povo Yanonami e a desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas”, continua.
Além das deliberações do Congresso, o documento também destacou a história de luta e resistência no estado do Acre e, ainda, a atuação da diretoria, que assumiu a gestão do Sindicato Nacional em meio à pandemia de Covid-19.
“Lutamos pela vida, pelo direito à vacina! Enfrentamos e engavetamos por ora, com nossa mobilização, a PEC 32 em unidade com outras categorias; mobilizamo-nos pela recomposição salarial! Estivemos e protagonizamos a campanha Fora Bolsonaro nas ruas e nas urnas, nacionalmente e nos Estados. Organizamos a luta contra as Intervenções nas IES, realizamos duas Campanhas Nacionais: em Defesa da Educação Pública e Universidades Estaduais e Municipais: quem conhece, defende”, lembra a Carta de Rio Branco.
Leia aqui a íntegra do documento
41º Congresso
O 41º Congresso do ANDES-SN aconteceu de 6 a 10 de fevereiro, em Rio Branco (AC), na Universidade Federal do Acre (Ufac), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac - Seção Sindical). Com o tema central "Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, o evento reuniu 435 delegados e delegadas, 122 observadores e observadoras, representantes de 82 seções sindicais 34 diretores e diretoras do Sindicato Nacional e 17 convidadas e convidados, totalizando 608 participantes.
Confira a cobertura do 41º Congresso:
Começa o 41º Congresso do ANDES-SN em Rio Branco (AC)
Edição 71 da Revista Universidade e Sociedade é lançada no 41º Congresso do ANDES-SN
Plano de Lutas dos Setores das Iees e Imes é aprovado no 41º Congresso
41º Congresso aprova plano de lutas para docentes federais
41º Congresso do ANDES-SN aprova a desfiliação da CSP-Conlutas em plenária
Fortaleza (CE) será a sede do 42º Congresso do ANDES-SN
Quatro chapas concorrem à direção do ANDES-SN para o biênio 2023-2025
41º Congresso do ANDES-SN chega ao fim com aprovação de moções e leitura da Carta de Rio Branco