Em participação no podcast “Jabuticaba Sem Caroço”, da Sputinik Brasil, no dia 10 de abril, a 2ª vice-presidenta da Regional Leste do ANDES-SN, Clarissa Rodrigues, fez duras críticas ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), reafirmando a posição da entidade contra a avaliação.
Em fala, a dirigente destacou que, em 20 anos de Enade, não há dados que comprovem que esse tipo de avaliação contribui para a qualidade da Educação. “Essas avaliações, em larga escala, não surgiram com o propósito de melhoria, e sim com uma lógica de meritocracia, ranqueamento, sem o real propósito de resolver os problemas dos cursos. Ele [o Enade] não funciona”, apontou a diretora do ANDES-SN.
Clarissa ainda pontua que o fato do Enade colocar a responsabilidade da qualidade dos cursos para as e os estudantes é algo extremamente equivocado e que gera pressão sobre elas e eles, uma vez que serão penalizados caso não compareçam no dia do exame. Além disso, não há nenhuma política para "melhorar cursos mal avaliados ", os resultados são utilizados para ranquear instituições e não para discutir com profundidade as questões que interferem na qualidade dos cursos.
Para o ANDES-SN, um dos fatores que interfere na "qualidade" dos cursos está relacionado ao aumento do ensino à distância, principalmente em instituições privadas e que têm financiamento público.
O episódio “Duas décadas de Enade: Conquistas e desafios” tem 1 hora e também contou com a participação da professora da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard e fundadora do movimento Todos Pela Educação, Claudia Costin, e do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wagner Andriola.
O Enade
Inserido no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade tem como objetivo medir e acompanhar o rendimento acadêmico dos e das estudantes em relação aos conteúdos apresentados nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Além disso, também serve para avaliar o nível de atualização de estudantes com relação à realidade do Brasil e do mundo.
Confira aqui o debate na íntegra
* O conteúdo total do episódio não reflete a posição do ANDES-SN