Ato cobra publicação imediata da alteração do decreto do controle de ponto da carreira EBTT

Publicado em 10 de Abril de 2025 às 22h32. Atualizado em 11 de Abril de 2025 às 10h00

O ANDES-SN e o Sinasefe promoveram, na tarde desta quinta-feira (10), uma mobilização em frente ao Palácio do Planalto para pressionar a Casa Civil a alterar o Decreto 1590/95, que trata do controle de frequência das e dos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A alteração consta no Termo de Acordo nº 10/2024, firmado ao final da greve da Educação Federal. Diversos ofícios foram encaminhados à Casa Civil para tratar do assunto, sem êxito.

Após o manifesto, o coordenador-geral de Informações da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Cândido Hilário de Araujo, recebeu Raquel Dias, 1ª vice-presidenta, e Helton Saragor, o 2º vice-presidente da Regional São Paulo do ANDES-SN.

Na ocasião, o representante do governo se comprometeu a mediar o diálogo com a Casa Civil a respeito da publicação do decreto. Araujo disse que irá identificar o motivo pelo qual o decreto ainda não ter sido publicado, a fim de resolver a questão.

"Após nove meses da finalização da greve, o governo federal ainda não realizou a publicação do decreto, em particular, o ministro Rui Costa, da Casa Civil. Entregamos novamente ao representante do governo a Carta 130, que consta a nossa reivindicação. Ele disse que irá mediar um encontro com o ministro Rui Costa para o cumprimento da alteração do decreto", afirmou Helton Saragor.

O controle de frequência impacta diretamente a atuação das e dos docentes da carreira EBTT e está previsto na cláusula 3ª, alínea "c" do Termo de Acordo nº 10/2024. O compromisso previa que a alteração do Decreto 1.590/1995, referente ao controle de frequência de docentes do EBTT, fosse providenciada imediatamente após a assinatura do termo. No entanto, até o momento, a mudança segue em tramitação na Casa Civil, sem que haja previsão de publicação. A demora tem gerado insatisfação na categoria EBTT que aguarda o cumprimento em sua totalidade do acordo de greve. 

A Carta 130, encaminhada no último dia 19 de março, destaca a morosidade para o cumprimento deste item do acordo e reforça a necessidade urgente para que seja efetivada a publicação da alteração do Decreto nº 1.590/1995, a fim de garantir a implementação da dispensa do controle de frequência para as e os docentes EBTT, conforme pactuado.

Veja a Carta 130 na íntegra.

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences