Duas etapas preparatórias do III Encontro Nacional de Educação (ENE) foram realizadas no final de semana. Em Campo Grande teve lugar a etapa sul-mato-grossense. Já Joinville, em Santa Catarina, recebeu a etapa regional do ENE.
O III ENE será realizado em 12, 13 e 14 de abril, na cidade de Brasília (DF). O encontro além de construir uma proposta classista de educação, também debaterá a resistência aos ataques à educação. O tema do III ENE será “Por um projeto classista e democrático de educação”.
As etapas preparatórias do ENE devem ser realizadas até 31 de março. Confira o calendário dos próximos encontros aqui.
As inscrições para o III ENE já estão abertas. Saiba mais aqui.
Mato Grosso do Sul
A etapa em Campo Grande ocorreu no dia 15 de março. O encontro iniciou com a mesa de Conjuntura da Educação Nacional. Debateram o tema: Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, José Roberto Rodrigues de Oliveira (ADUFMS-SSind), Esmael Almeida Machado (ADUEMS-SSind), Antonio Rodrigues Belon (ADLESTE-SSind) e Giovanni Frizzo (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas – Adufpel-SSind). Depois da mesa, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho temáticos.
Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, concedeu entrevista à ADUFMS-SSind depois dos debates. Ele ressaltou que o ENE discute um projeto de educação para a classe trabalhadora brasileira. “É um evento organizado por diversas entidades ligadas à educação. O ENE envolve movimentos sociais, sindicatos e movimentos estudantis. Nossa perspectiva é aprimorar as nossas táticas de defesa de um projeto de educação que se contrapõe ao Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE é privatista e contempla a possibilidade de transferência do fundo público para a iniciativa privada. Nós defendemos a educação pública com financiamento público”, disse o docente.
Joinville
Já na maior cidade de Santa Catarina, a etapa regional ocorreu no dia 16. O evento foi organizado pela Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública (COEEDEP-SC). Foram debatidos, entre outros temas, a importância do movimento estudantil atuar para além dos muros da universidade, em prol de uma nova sociedade baseada na educação popular, classista e emancipadora.
A capital catarinense, Florianópolis, também receberá uma etapa regional. Será no dia 30 de março, no CSE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com informações e imagem de ADUFMS-SSind e UJC Joinville.