A dívida de aposentados e pensionistas com crédito consignado chegou a R$ 127,3 bilhões em janeiro de 2019. Os dados foram divulgados pelo Banco Central. As dívidas cresceram 10,2% em um ano.
O crédito consignado é um empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento de servidores públicos ou das aposentadorias e pensões do INSS. Como há garantia de pagamento, os juros oferecidos são, em geral, menores do que a média do mercado.
O INSS vem registrando um número crescente de reclamações de seus beneficiários por causa do assédio dos bancos. Muitos denunciantes afirmam que têm tomado empréstimos sem precisar, especialmente idosos.
O INSS instituiu uma norma limitando o assédio dos bancos a aposentados e pensionistas no final de 2018. Segundo o INSS, os bancos só poderão procurar os segurados depois de seis meses de liberados os primeiros benefícios.
No entanto, existe a opção de aposentados e pensionistas procurarem os bancos depois de 90 dias do primeiro recebimento do benefício pago. Eles terão que pedir para que o bloqueio a empréstimos seja cancelado.
Com informações de Banco Central e Blog do Servidor. Imagem de EBC.