VIII Seminário Estado e Educação do ANDES-SN acontece nesta sexta e sábado em Uberlândia (MG)

Publicado em 02 de Abril de 2025 às 16h29.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) receberá, nos dias 4 e 5 de abril, o VIII Seminário Estado e Educação do ANDES-SN. O evento, promovido pelo Sindicato Nacional e organizado pela Associação dos Docentes da UFU (Adufu - Seção Sindical do ANDES-SN), tem como tema desta edição "A construção do projeto classista de Educação e o enfrentamento às contrarreformas neoliberais".
 

O objetivo do evento é aprofundar os debates sobre os desafios e perspectivas da educação pública no Brasil, destacando a luta docente contra a mercantilização do ensino e as políticas de precarização. A programação inclui conferências, mesas de debate, lançamento de materiais e plenárias para discussão e encaminhamentos.

A edição anterior ocorreu em março de 2023, em Fortaleza (CE), sob o tema "O Projeto do Capital para a Educação: Como enfrentá-lo?". Este ano, de acordo com a Circular 150/25, os debates abordarão questões como o legado de Karl Marx para a educação da classe trabalhadora, as contrarreformas educacionais, a privatização do ensino e a defesa do financiamento público para a educação pública.

Para Raquel Dias, 1ª vice-presidenta do ANDES-SN e da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), o seminário desempenha um papel central na construção de um projeto classista de educação e no enfrentamento às contrarreformas neoliberais. “A primeira edição do seminário aconteceu em 2012, com foco no Plano Nacional de Educação (PNE). Neste ano, no contexto da elaboração de um novo PNE na Câmara dos Deputados, pautaremos a construção de um projeto classista de educação para a classe trabalhadora. O evento abordará os ataques neoliberais à educação, como a privatização, a mercantilização e a financeirização do ensino, além de discutir a formação docente, o currículo e a avaliação”, explica.

A diretora do Sindicato Nacional também destacou que um dos momentos centrais do evento será a elaboração de propostas para enfrentar as contrarreformas, o fortalecimento da organização docente e a ampliação da luta pelo financiamento público da educação.

“O Seminário Estado e Educação do ANDES-SN reforça o compromisso histórico do sindicato na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Além de ser um espaço de debate e formulação, é também uma ferramenta essencial para fortalecer a mobilização da categoria docente e nas propostas de ação em parceria com as entidades que constroem a unidade com o ANDES-SN”, concluiu.

Confira a programação completa
04 de abril (sexta-feira)
9h - Mesa de abertura
10h às 12h - Conferência de abertura: "O legado de Marx para o debate acerca do projeto de educação da classe trabalhadora" – Justino de Sousa Júnior (UFC)
14h às 17h - Mesa 2: "As contrarreformas na educação e a disputa pela formação: o currículo e a valorização" - Camila Lima Coimbra (UFU) e Ana Carolina Galvão Marsiglia (Ufes)
18h30 - Lançamento da cartilha "Combatendo os assédios moral, sexual e outras violências" e apresentação da campanha "Sou Docente Antirracista".
19h às 21h - Mesa 3: "A mercadorização/financeirização da educação e o processo de privatização das escolas no Brasil" - Roberto Leher (UFRJ) e Márcia Aparecida Jacomini (Unifesp)
05 de abril (sábado)
9h às 12h - Mesa 4: "Plano Nacional de Educação: defesa do financiamento público para a educação pública" - Emerson Duarte Monte (Uepa) e Maria Vieira da Silva (UFU)
14h - Lançamento do documento "Deliberações do 15º Conad Extraordinário: Diretrizes Gerais da Carreira Docente"
14h30 às 16h - Grupos de Trabalho
16h às 17h - Plenária de encerramento

Confira aqui o guia para participantes

Compartilhe...

Outras Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences