Na terça (4), servidores públicos estaduais do Ceará protestaram em frente ao Palácio da Abolição, sede do governo, em Fortaleza. O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) reivindica reposição salarial de 20,64% para todas as categorias. Outra reivindicação do movimento é a abertura de concursos públicos.
A manifestação foi recebida por um forte aparato policial. Um acampamento chegou a ser levantado no local, mas os servidores decidiram dissolvê-lo no final do dia. O Fórum das Três - que representa as seções sindicais do ANDES-SN na Universidade Estadual do Ceará (Uece), na Universidade Regional do Cariri (Urca) e na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - marcou presença na manifestação.
Após a pressão do movimento, os servidores foram recebidos por Mauro Filho, secretário de Planejamento e Gestão do governo cearense. O único acordo da reunião foi realizar novo encontro em agosto para avaliar as finanças do Ceará e ponderar a possibilidade de concessão da reposição salarial.
“Temos perdas salariais desde o início do governo de Camilo Santana (PT), em 2015, que não repôs a inflação desse período. O governo falou da crise econômica e da recessão para se justificar, mas dados mostram que as contas do Ceará são superavitárias”, afirmou Sandra Gadelha, presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece – Seção Sindical do ANDES-SN).
“Os servidores demonstraram grande disposição de lutar pela reposição salarial” completou a docente. O Fuaspec tem uma reunião na quinta (6) para avaliar a manifestação e decidir os próximos passos da luta.