CIRCULARES
07 de Fevereiro de 2022

Circular nº 045/2022 - Encaminha BOLETIM IMPRENSA semana de 31.01 a 4.02.2022

Circular nº 045/2022


Brasília (DF), 7 de fevereiro de 2022

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretor(a)es do ANDES-SN

Companheiro(a)s,

Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, BOLETIM IMPRENSA semana de 31.01 a 04.02.2022, conforme o que segue:

04 de Fevereiro de 2022

Circular nº 044/2022 - Orienta sobre o uso do Sistema de Credenciamento para o 40º CONGRESSO do ANDES-SN

O credenciamento prévio ao 40º CONGRESSO do ANDES-SN deverá ser realizado por meio de um sistema digital. Todas as seções sindicais podem acessar o sistema pelo link: http://credenciamento.andes.org.br. As seções sindicais que realizaram credenciamento via sistema para o 11º, o 12º e/ou o 13º CONAD Extraordinários podem utilizar a senha cadastrada naquela ocasião. As seções sindicais que perderam a senha ou farão uso do sistema pela primeira vez, deverão clicar na opção “Esqueceu sua senha?”, na tela seguinte fornecer o e-mail institucional e clicar em Recuperar Senha, na sequência, receberão um link no e-mail institucional para cadastrar a senha e poder realizar o credenciamento de suas respectivas delegações (ressaltamos que o número de delegado(a)s para o 40º CONGRESSO foi publicado na Circular nº 021/2022 e não há limite ao número de observadore(a)s). 
Encaminhamos o link de acesso ao vídeo tutorial de passo a passo para uso do sistema de credenciamento, além das orientações detalhadas a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=7wVZ1zCUOu4.
 

02 de Fevereiro de 2022

Circular nº 040/2022 - Envia nota de pesar e solidariedade pelo falecimento da senhora Maria Aparecida de Carvalho Lacerda, mãe do professor Fernando Lacerda Junior, ex-diretor do ANDES-SN

Circular nº 040/2022


Brasília(DF), 2 de fevereiro  de 2022


Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

Prezado(a)s, 

Encaminhamos nota de pesar e solidariedade  pelo falecimento da senhora Maria Aparecida de Carvalho Lacerda, mãe do professor Fernando Lacerda Junior, ex-diretor do ANDES-SN.
A diretoria do ANDES-SN solidariza-se com o companheiro Fernando Lacerda, seus familiares e amigo(a)s.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias. 


Profª. Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral
 

31 de Janeiro de 2022

Circular nº 039/2022 - Envia manifestação de pesar pelo falecimento do senhor Henrique Blume, pai do professor Luiz Henrique dos Santos Blume, 3º Secretário do ANDES-SN.

Circular nº 039/2022


Brasília(DF), 31 de janeiro de 2022
  

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN

Prezado(a)s, 

Encaminhamos a manifestação de pesar pelo falecimento do senhor Henrique Blume, pai do professor Luiz Henrique dos Santos Blume, 3o Secretário do ANDES-SN.
A diretoria do ANDES-SN solidariza-se com o companheiro Luiz Henrique dos Santos Blume, seus familiares e amigo(a)s.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias. 


Profª. Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral
 

31 de Janeiro de 2022

Circular nº 038/2022 - Envia o relatório da reunião do Pleno do GTCT do ANDES-SN, realizada no dia 13/12/2021, que ocorreu de forma virtual em plataforma Zoom

Circular nº 038/2022


Brasília(DF), 31 de janeiro de 2022

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN

Companheiro(a)s,

Encaminhamos o relatório da reunião do Pleno Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT) do ANDES-SN, realizada no dia 13 de dezembro de 2021, que ocorreu de forma virtual em plataforma Zoom, conforme o que segue.
 
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.


Profª. Maria Regina de Ávila Moreira
Secretária-Geral
 

29 de Janeiro de 2022

Circular nº 037/2022 - Dia 29 de janeiro é o Dia nacional da Visibilidade Trans no Brasil

Dia 29 de janeiro é o Dia nacional da Visibilidade Trans no Brasil.

Esse dia se reporta ao acontecimento no ano de 2004, quando um grupo de ativistas transgêneros foi ao Congresso Nacional se manifestar em favor da campanha “Travesti e Respeito”, se tornando um Ato que marcou o calendário de luta no nosso país em defesa e exigência do respeito à diversidade de gênero e combate a violência e opressão contra as pessoas travestis e transexuais. 
A luta das pessoas Trans tem sido pauta de debates nas instâncias do ANDES-SN, bem como as lutas pela igualdade de gênero e diversidade sexual, num contexto de uma sociedade racista e machista, em que a transfobia e a lgbtqifobia tem violentado e matado nossa população, em sua maioria periférica e pobre. Sabemos que a sociedade capitalista e patriarcal promove a exclusão dessas sexualidades que subvertem o modelo da heteronormatividade. 
A violência contra as pessoas trans, travestis, gays no Brasil é das maiores do mundo. Conforme a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) o Brasil é o país que mais mata a população trans. Conforme relatório dessa entidade, em 2021, tivemos pelo menos 140 (cento e quarenta) assassinatos de pessoas trans, sendo 135 (cento e trinta e cinco) travestis e mulheres transexuais, e 05 (cinco) casos de homens trans e pessoas transmasculinas. 
Some-se a isso o discurso fundamentalista religioso e a perseguição policial às atividades de trabalhadoras do sexo. Na realidade temos uma cultura da transfobia que atravessa todas as instituições, inclusive as instituições de ensino superior, que ainda resistem à adoção de nome social. Essa luta é uma constante e, apesar de alguns avanços, temos muito ainda a conquistar no que ser refere aos direitos reprodutivos e sexuais das pessoas trans.
O ANDES-SN vem há anos discutindo a pauta da diversidade sexual, e temos construído textos que orientam a nossa militância a compreender melhor o tema e desconstruir práticas e atitudes transfóbicas. Mas é preciso continuar o debate, pois não se trata somente de encontrar uma nomenclatura politicamente correta para definir as pessoas trans, cis, não-binárias. Trata-se de construir uma educação para a diversidade e que acolha todas as diferentes formas de amar e ser, para uma sociedade que possa compreender que todas as pessoas são humanas e merecem respeito.
Neste sentido, enviamos para ampla divulgação o card do Dia da Visibilidade Trans para as seções sindicais, secretarias regionais e diretoria, na esperança de estarmos juntos na defesa dos direitos humanos.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EVENTOS
Update cookies preferences