Circular nº 034/2022 - Fundo Único
O Fundo Único, denominado Fundo Nacional de Solidariedade, Mobilização e Greve do ANDES-SN, foi criado no 32º Congresso, realizado no Rio de Janeiro em março de 2013, a partir da fusão dos antigos fundos de mobilização e de solidariedade. Ele é mantido pela destinação de 2% (dois por cento) da receita integral das contribuições mensais do(a)s sindicalizado(a)s, relativamente às parcelas correspondentes a cada seção sindical e à Tesouraria Nacional.
Cada seção sindical destina 2% de suas arrecadações líquidas mensais (arrecadação total menos o repasse à Tesouraria Nacional) ao fundo e a Tesouraria Nacional destina também 2% de sua receita mensal de contribuições ao fundo.
O valor total disponibilizado pela Diretoria do ANDES-SN corresponderá a 60% do saldo bancário do Fundo Único em 1º de janeiro de cada ano, distribuído nos seguintes montantes: até 20% para Solidariedade, até 40% para a Mobilização e até 60% para Greve.
Desta forma, cumprindo a resolução que rege o Fundo Único, informamos que o saldo da conta em 1º de janeiro de 2022 era de R$ 11.480.163,69.
Circular nº 031/2022
Brasília (DF), 25 de janeiro de 2022.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s Diretore(a)s do ANDES-SN
Companheiro(a)s,
O ANDES-SN tem buscado construir no FONASEFE e, principalmente junto às Entidades Nacionais da Educação – SINASEFE e FASUBRA -, uma agenda de lutas, incluindo a campanha pela isonomia/recomposição salarial, que deve culminar, caso a negociação com o governo não seja bem-sucedida, com a construção de uma Greve Nacional dos SPF.
Parte desta agenda inclui a Plenária Nacional dos Servidores e das Servidoras Federais, convocada pelas entidades representativas do(a)s servidores e servidoras Público(a)s participantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado - FONACATE e do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais – FONASEFE, a ser realizada na próxima quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, com início previsto para as 10h, intervalo para o almoço e retorno a partir das 14h.
A programação será divulgada em breve, mas as inscrições precisam ser realizadas previamente com o preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/ZyYq9r6MzY1qsZ4p8.
Informamos que o acesso à sala virtual que hospedará a Plenária será encaminhado para o E-mail informado no formulário, mas a sala virtual terá limite de participantes. Quem não conseguir entrar poderá acompanhar o evento pela transmissão na página das entidades.
Conclamamos as seções sindicais a divulgarem e participarem do evento, além de retransmitirem o evento em suas páginas (Facebook e/ou YouTube).
Este início de 2022 será definidor de nossa organização e força para a luta.
Reajuste emergencial de 19,99% já!
Revogação da EC 95, já!
Fora Bolsonaro-Mourão!
Sem mais para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Luiz Henrique dos Santos Blume
3o Secretário
Encaminhamos o relatório preliminar da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual – GTPCEGDS do ANDES-SN, realizada no dia 29 de outubro de 2021 (sexta-feira), de forma virtual na plataforma Zoom, conforme o que segue.
A próxima segunda-feira será o Dia Nacional de Luta do(a)s Aposentado(a)s, dia 24 de janeiro. O ANDES-SN, ao longo dos seus 40 anos de lutas, tem o direito à Previdência e à aposentadoria digna como pontos de destaque em suas ações. Neste momento de intensificação dos ataques ao funcionalismo público e de políticas de destruição de direitos, pelo governo Bolsonaro, reforça-se a necessidade do fortalecimento da luta do(a)s aposentado(a)s.
Para tanta, será realizado um debate virtual “Dia Nacional de Luta dos Aposentados e das Aposentadas: Lutar e resistir!”, por meio do canal do YouTube do ANDES-SN, no próprio dia 24/01, às 18h, para tratar do referido assunto. O mesmo contará com as presenças de Zuleide Fernandes, 2ª Vice-Presidenta do ANDES-SN, que irá receber Adinari Moreira - Professora do Curso de Serviço Social, GTSSA/SINDUECE; Gesa Corrêa - Base do SEPERJ e Coordenação do GT de Assuntos de Aposentadoria da CSP-Conlutas; e Leandro Madureira - Advogado especialista em direito público e previdenciário e assessor jurídico do ANDES-SN.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN em solidariedade ao professor Humberto Clímaco e família.
Encaminhamos o relatório da reunião do Setor das IFES do ANDES-SN, realizada no dia 17 de dezembro de 2021, que ocorreu de forma virtual em plataforma Zoom, conforme o que segue.