Os ataques à democracia e à autonomia universitária empreendidos pela política genocida do governo Bolsonaro são constantes. Mais uma vez, de forma irresponsável, o MEC pressiona o retorno presencial das aulas por meio da Portaria nº 1.038 de 07.12.2020 , que prevê o retorno das atividades de ensino das instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino em 01 de março de 2021.
A reunião conjunta dos setores das IFES e das IEES-IMES de 08.12.2020 indicou a realização de assembleias de base entre 09.12.2020 e 05.02.2021 para que as seções sindicais posicionem-se sobre a greve sanitária em defesa da vida, contra o retorno presencial das atividades de ensino.
Essa rodada de assembleias atende à deliberação do 9º CONAD Extraordinário:
“Que o ANDES-SN, via seções sindicais, lute contra o retorno às atividades presenciais sem a garantia das devidas condições sanitárias para tal, construindo com as demais categorias do Setor da Educação uma greve sanitária em defesa da vida.”
Dessa forma, as seções sindicais devem informar à secretaria nacional por e-mail (secretaria@andes.org.br) a data da realização das assembleias e o resultado das discussões, para que seja avaliada novamente em reunião conjunta dos setores das IFES e das IEES-IMES em 06.02.2021 a possibilidade da deflagração da greve sanitária.contra o retorno presencial das atividades de ensino.
Em continuidade às mobilizações em defesa da autonomia e contra as nomeações arbitrárias de reitores e reitoras, o ANDES-SN, em conjunto com as entidades da Educação, realizará a Semanade Mobilização e Lutas entre os dias 14 e 18 de dezembro, com realização de lives, a produção de vídeos e uma Plenária Nacional em defesa da Autonomia e Democracia nas Universidades, IFES e CEFET.
Dessa forma, convocamos o(a)s companheiro(a)s à somarem-se às atividades da Semana de Mobilização e Lutas, entre 14 e 18 de dezembro, e à realização das assembleias para deliberar sobre a greve sanitária em defesa da vida e contra o retorno presencial das aulas.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN de repúdio à aprovação do Projeto de Lei de regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Não aceitamos retrocesso no Fundeb.
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN em solidariedade a Pablo Henrique e repúdio à perseguição da CBTU.
Circular nº 394/2020 - Comunica o período de recesso de final de ano
Em função das festividades de final de ano comunicamos que a sede e os escritórios regionais do ANDES-SN estarão de recesso conforme o que se segue:
21 de dezembro de 2020 (segunda-feira) – último dia de trabalho em 2020
22 de dezembro de 2020 (terça-feira) – início do recesso
1º de janeiro de 2021 (sexta-feira) – último dia do recesso
4 de janeiro de 2021 (segunda-feira) – início das atividades em 2021
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Circular nº 390/2020 - Encaminha o Relatório do 10º CONAD Extraordinário
Encaminhamos, em anexo, o relatório final do 10º CONAD Extraordinário do ANDES-SN realizado por meio eletrônico, nos termos da Lei nº 14.030/2020, no dia 1º de dezembro de 2020.
Circular nº 389/2020 - Informa e orienta sobre a Agenda Nacional de Lutas.
O ANDES-SN, em conjunto com as entidades da Educação Pública, FONASEFE, Centrais Sindicais e Movimentos Sociais, construiu uma Agenda Nacional de Lutas com as seguintes pautas: Defesa da Autonomia e Democracia nas Universidades, Institutos e CEFET; Luta contra a Reforma Administrativa; Não à privatização e defesa da garantia do pagamento de R$ 600,00 de auxílio emergencial.
Especialmente para o Dia Nacional de Luta, no dia 10/12/20, é fundamental a construção de ações unitária locais, quando também teremos ato em Brasília (DF).
Abaixo, apresentamos o calendário completo, para conhecimento e divulgação:
Dia 08/12
• 16h – Reunião das Entidades da Educação
Local: Auditório da ADUnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A - Casa do Professor - Asa Norte, Brasília - DF, 70910-900);
• 18h30min – Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Autonomia das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa.
Obs.: esse ato será transmitido pelo Facebook e pelo YouTube, por todas as entidades da educação, com transmissão centralizada pelo ANDES-SN, portanto, quem se dispuser em fazer a transmissão compartilhada deve entrar em conato com o Sindicato Nacional.
Dia 09/12
• 09h – Atividade no Congresso Nacional construída por diversas Frentes Parlamentares, com a presença do ANDES-SN e demais entidades do FONASEFE;
Obs.: essa atividade será transmitida pelo YouTube e pela TV Câmara. A reprodução dessa atividade na mídia de cada entidade será de sua própria responsabilidade, e orientamos que façam o compartilhamento do canal no YouTube da TV Câmara.
• 14h – Ida ao Ministério da Educação (acompanhar o(a)s reitore(a)s eleito(a)s e não empossado(a)s).
Obs.: 1) Esse ato será transmitido por meio do Facebook e do YouTube por todas as entidades da educação, centralizado pelo ANDES-SN, portanto, as entidades que se dispuserem a fazer a transmissão compartilhada, devem entrar em contato com o ANDES-SN. 2) Ainda, está sendo articulado uma audiência no Supremo Tribunal Federal.
Dia 10/12 – Dia Nacional de Luta: Ato Nacional em Brasília
• 08h: Concentração na porta do Palácio do Buriti (Sede do Governo do Distrito Federal - Zona Cívico-Administrativa, Brasília - DF, 70075-900);
• 09h: Início da Carreata em direção ao Congresso Nacional;
• 10h: Apresentação da peça teatral: A REFORMA QUE DEFORMA;
• 10h20min: Ato Público com fala das entidades.
Obs.: essa atividade será toda transmitida ao vivo pela mídia (Facebook e YouTube) das entidades do FONASEFE, sendo centralizada sua transmissão pelo ANDES-SN. As entidades interessadas em fazer o COMPARTILHAMENTO CRUZADO devem entrar em contato com o Sindicato Nacional.