Circular nº 190/2024 - Convoca Reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE)
Brasília (DF), 10 de maio de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretores do ANDES-SN.
Assunto: Convoca Reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE)
Companheiro(a)s,
Nos dias 7 e 8 de junho de 2024 (sexta-feira e sábado), ocorrerá Reunião Conjunta do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) para discutir as resoluções aprovadas no 42º Congresso do ANDES-SN, que deveriam ser cumpridas pelos três GTs, convocada pela Circular n.º 168/2024, de 30 de abril de 2024.
Na programação, que está prevista para iniciar às 16h do dia 7 de junho e terminar às 12:30 do dia 8 de junho, consta a realização de três painéis, a saber:
PROGRAMAÇÃO
07.06.2024 (SEXTA-FEIRA)
16h – Acolhimento e abertura dos trabalhos;
16h20 – A necessidade de política sindical para a luta antipunitivista e pelo desencarceramento em massa, basta de genocídio do povo negro e pobre!
18h – lanche;
18h30 – A construção e ações para a garantia do direito à educação para as pessoas com deficiências: basta de capacitismo nas Universidades, IFs e CEFETs!
08.06.2024 (SÁBADO)
09h – Diversas, mas não dispersas! A luta das mulheres ciganas, indígenas, negras e com deficiência nas Universidades, IFs e CEFETs.
Sendo assim, a Coordenação do GTPE aproveita para convocar reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional no dia 8 de junho, das 14h às 18h, com vistas à realização do Painel aprovado no 42º Congresso do ANDES-SN:
“7.1. Realizar um painel em reunião nacional do GTPE sobre as consequências pedagógicas do ensino à distância (EAD) na formação dos estudantes”.
Considerando, ainda, que aprovamos também a resolução: “7. Continuar a luta pela revogação da Portaria 2.117/2019, que autoriza as instituições de ensino superior (IES) a ampliar para até 40%, a carga horária de educação a distância (EAD), em cursos presenciais de graduação, avaliando suas consequências e mobilizando a base, denunciando a precarização das condições de ensino, reduzindo a categoria e desvalorizando o trabalho do docente”, a realização do painel deve incorporar as reflexões sobre essas questões.
Dessa forma, solicitamos a confirmação da presença para a reunião do GTPE no dia 8 de junho, das 14 às 18h, após a Reunião Conjunta dos GTs, pelo formulário: https://forms.gle/QhU6LkLZ4x2ZJ4ch8, até o dia 5 de junho de 2024.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profa. Caroline de Araújo Lima
1ª Secretária
Circular nº 189/2024 - Informa programação da semana de lutas do setor das IEES/IMES/IDES
Brasília (DF), 10 de maio de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN.
Assunto: Informa programação da semana de lutas do setor das IEES/IMES/IDES.
Companheira(o)s,
No 42º Congresso do ANDES-SN, aprovamos a manutenção e fortalecimento da campanha: “Universidades Estaduais, Municipais e Distrital: Quem conhece, defende!”, com o objetivo de dar visibilidade nacional às lutas do Setor das IEES/IMES/IDES nas mídias do ANDES-SN e à tradicional Semana de Lutas do Setor das IEES/IMES/IDES, que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de maio de 2024.
Considerando as resoluções, convocamos as seções sindicais do ANDES-SN do setor das IEES/IMES/IDES a se incorporarem nessa agenda e na campanha. Segue a programação da Semana de Lutas do Setor:
Organização de caravanas para a grande Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília (DF);
Enviamos as artes da campanha: “Universidades Estaduais, Municipais e Distrital: Quem conhece, defende!”, através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1TwwrSTUbdU1xaqNEvNjBFpGoWiF4mxIh?usp=sharing, com o objetivo das seções sindicais reproduzirem em suas redes sociais, colocando faixas e cartazes durante nossa Semana de Lutas.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Caroline de Araújo Lima
1ª Secretária
Circular nº 188/2024 - Envia cartaz do 67º CONAD do ANDES-SN
Brasília (DF), 09 de maio de 2024
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Envia cartaz do 67º CONAD do ANDES-SN.
Companheira(o)s,
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, a arte do cartaz do 67º CONAD do ANDES-SN, que ocorrerá de 26 a 28 de julho de 2024 (sexta-feira a domingo), na cidade de Belo Horizonte (MG), sob a organização da SINDCEFET-MG Seção Sindical, com o tema central: "FORTALECER O ANDES-SN NA LUTA POR ORÇAMENTO PÚBLICO, SALÁRIO E EM DEFESA DA NATUREZA".
Aproveitamos a oportunidade para comunicar que não serão produzidas pelo ANDES-SN cópias impressas do material para a distribuição.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profª. Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Circular nº 187/2024 - Informa composição da Comissão Organizadora do 67º CONAD
Brasília (DF), 9 de maio de 2024
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Informa composição da Comissão Organizadora do 67º CONAD
Companheira(o)s,
Informamos que a Comissão Organizadora do 67º CONAD do ANDES-SN, que ocorrerá em Belo Horizonte/MG, sediado pela SINDCEFET-MG, no período de 26 a 28 de julho de 2023 (sexta-feira a domingo), é composta pelo(a)s professore(a)s:
- Francieli Rebelatto (Secretária-Geral do ANDES-SN)
- Jennifer Susan Webb Santos (1ª Tesoureira do ANDES-SN);
- Clarissa Rodrigues (2ª Vice-Presidente da Regional Leste do ANDES-SN);
- Adelson Fernandes Moreira (Presidente do SINDCEFET-MG)
- Adilson Mendes Ricardo (Secretário de Assuntos Jurídicos e Profissionais do SINDCEFET-MG);
- Anselmo Paulo Pires (Tesoureiro Geral do SINDCEFET-MG)
- Fábio Aparecido Martins Bezerra (Secretário de Assuntos Educacionais do SINDCEFET-MG);
- Marcos Prado Amaral (Secretário Social de Divulgações e Imprensa do SINDCEFET-MG).
Sem mais para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 9 de maio de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Informa expediente na sede e secretarias regionais durante feriado de Corpus Christi.
Companheiro(a)s,
Informamos que, em virtude do feriado de Corpus Christi, a sede do ANDES-SN e secretarias regionais estarão fechadas nos dias 30 e 31 de maio de 2024. Durante esse período, não haverá expediente administrativo.
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Caroline de Araújo Lima
1ª Secretária
Circular nº 185/2024 - Jornada de Lutas e Marcha dos Trabalhadores e das Trabalhadoras
Brasília (DF), 9 de maio de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Jornada de Lutas e Marcha dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.
Companheiro(a)s,
A Marcha da Classe Trabalhadora está programada para ocorrer na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 22 de maio. Serão enviadas caravanas de todo o País, de diversas entidades, sindicatos e movimentos sociais para participar da atividade. A agenda começará no dia anterior, 21 de maio, com a ações conjuntas da greve da educação federal, culminando na marcha com concentração às 8h do dia seguinte.
Será fundamental a presença de representações das nossas seções sindicais em Brasília já no dia 21 de maio, considerando as agendas conjuntas da greve da educação federal e das nossas seções sindicais do setor das IEES/IMES/IDES, considerando as greves em curso nas Universidades Estaduais do Ceará, na Universidade Estadual de Minas Gerais e na Universidade Estadual do Pará, com previsão para se iniciar a partir de dia 9 de maio.
A marcha tem como finalidade a mobilização da classe trabalhadora para pressionarmos o Governo Federal e o Congresso Nacional na defesa da democracia, dos direitos sociais e da revogação das contrarreformas. Além disso, busca-se a defesa do emprego, da renda, de condições dignas de trabalho, como também barrar os ataques aos nossos direitos, que passa pela revogação de medidas restritivas à classe trabalhadora, como por exemplo a Reforma Trabalhista, a Lei da Terceirização, a Reforma da Previdência e o Arcabouço Fiscal.
Nossa participação na Marcha dos Trabalhadores e Trabalhadoras, no dia 22 de maio foi deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN. Diante disso, convocamos as seções sindicais para construirem e participarem desse grande momento da classe trabalhadora em Brasília.
Profa. Caroline de Araújo Lima
1ª Secretária