NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE AO ESTUDANTE RODRIGO PILHA, MILITANTE PRESO EM BRASÍLIA ARBITRARIAMENTE.
O povo brasileiro lutou muito para reconquistar as liberdades democráticas, dentre elas, sem sombra de dúvida, a liberdade de expressão é fundamental.
Justamente este direito constitucional dia após dia vem sendo solapado pelo governo Bolsonaro e seus/suas aliado(a)s no aparato estatal.
São perseguições a docentes nas universidades, a influenciadore(a)s digitais, a jovens por postagem em suas redes sociais e, mais recentemente, a detenção de cinco jovens em Brasília, que exerciam o direito de protestar contra a política negacionista do governo federal diante da pandemia, a qual acertadamente foi caracterizada como conduta genocida.
Ao serem levados para a Polícia Federal e não havendo dispositivo legal que justificasse tamanha arbitrariedade, quatro deles foram soltos, mas um deles, Rodrigo Pilha, continua preso.
A justificativa é um processo por desacato durante uma manifestação em virtude da realização da Copa, em 2018.
Evidentemente é uma forma de mandar uma mensagem intimidatória, não somente direcionada ao jovem em questão, mas contra todos os críticos do governo.
O ANDES-SN repudia este ato autoritário e se solidariza com Rodrigo Pilha e com todos e todas perseguido(a)s por este governo.
Não nos calarão!
Ditadura nunca mais!
Brasília(DF), 23 de março de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional