Brasília (DF), 26 de abril de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Informa sobre ação realizada pela Coordenação do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do ANDES-SN na Câmara do(a)s Deputado(a)s de denúncia da criminalização das greves das Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA, UVA)
Companheiro(a)s,
A Coordenação do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do ANDES-SN realizou uma ação na Câmara dos Deputados denunciando a criminalização das greves das Universidades Estaduais do Ceará (UECE, URCA, UVA) por parte do Governo do Estado do Ceará (PT) junto aos/às parlamentares da base do Partido dos Trabalhadores, mas também ampliando para os/as de outros partidos, como PSOL e PDT.
A ação, realizada nos dias 24 e 25 de abril e 2024, consistiu na entrega da Carta n.º 089/2024 (ANEXO I), da Diretoria do ANDES-SN, que fazia a denúncia da criminalização e, ao mesmo tempo, um apelo para uma mediação dos/as parlamentares federais na busca de um canal de diálogo de negociação com o Governo Elmano de Freitas (PT).
A professora Raquel Dias, 1ª Vice-Presidenta do ANDES-SN e professora da UECE, e os professores Alexandre Galvão, 2º Secretário do ANDES-SN, e Gisvaldo Oliveira, 3º Tesoureiro, ambos da Coordenação do Setor das IEES/IMES/IDES coordenaram essa ação nos dois dias acompanhada/os da Assessoria de Comunicação do Sindicato Nacional e da Assessoria Parlamentar do ANDES-SN no Congresso Nacional. Foram entregues 30 cartas e feitas conversas com parlamentares, os/as quais acenaram possibilidades de busca de mediação, assim como comprometeram-se em pautar o tema em reuniões de bancada ou comissões específicas.
Importante registrar que durante essa ação, realizada no dia 24 de abril, o governador Elmano de Freitas estava em Brasília para cumprir agenda juntamente com outros/as parlamentares do Partido, que contou com a presença da Presidenta da sigla, a Deputada Federal Gleisi Hoffmann (PT/PR), do ministro da Educação, Camilo Santana, do pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, dentre outros, conforme notícia veiculada nos meios de comunicação.
A “CARTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE A GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ (UECE, URCA, UVA) AO(À)S DEPUTADO(A)S FEDERAIS” está sendo enviada juntamente com esta circular (ANEXO II) e a Coordenação do Setor das IEES/IMES/IDES orienta que as seções sindicais possam replicar a mesma ação junto ao(à)s parlamentares de seus respectivos estados e municípios.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2ª Secretário
Brasília (DF), 26 de abril de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia relatório da reunião do Setor das IEES/IMES/IDES, ocorrida nos dias 20 e 21 de abril de 2024.
Companheira(o)s,
Encaminhamos, para conhecimento, o relatório da reunião do Setor das IEES/IMES/IDES, ocorrida nos dias 20 e 21 de abril de 2024 na ADUNICAMP (SP).
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2° Secretário
Brasília (DF), 26 de abril de 2024.
Assunto: Convoca o 67º CONAD do ANDES-SN para o período de 26 a 28 de julho de 2024, na cidade de Belo Horizonte (MG), sediado pelo SINDCEFET(MG) – Seção Sindical
Companheiro(a)s
De acordo com o art. 30, inciso XII, do Estatuto do ANDES-Sindicato Nacional, fica convocado o 67º CONAD para o período de 26 a 28 de julho de 2024, na cidade de Belo Horizonte (MG), sediado pelo SINDCEFET(MG) – Seção Sindical, com o tema central: "FORTALECER O ANDES-SN NA LUTA POR ORÇAMENTO PÚBLICO, SALÁRIO E EM DEFESA DA NATUREZA".
Encaminhamos, em anexo, a proposta de pauta e de cronograma do evento e chamamos a atenção para as seguintes orientações:
Excepcionalmente, na plenária de instalação, poderão ser apresentados textos, desde que relacionados a fatos novos que alterem a dinâmica da conjuntura, nos âmbitos nacional e local, e que impactem a luta do sindicato, a critério da plenária de delegado(a)s.
Art. 13. Parágrafo único:
É vedado o voto por procuração ou o voto não presencial nas instâncias de deliberação do ANDES-SN e de suas SEÇÕES SINDICAIS ou AD-SEÇÕES SINDICAIS.
Art. 25. O CONAD é composto:
I - por um(a) (1) delegado(a) de cada S.SIND ou AD-S.SIND escolhido(a) na forma deliberada por sua Assembleia Geral;
II - por um(a) (1) delegado(a) representativo(a) do(a)s sindicalizado(a)s, via cada uma das Secretarias Regionais, escolhido(a) na forma deliberada por sua Assembleia Geral;
III - por observadores(as) de base das S.SINDs ou AD-S.SINDs e Secretarias Regionais, com direito a voz;
IV – pelos demais membros em exercício na Diretoria (Art. 32, I, II, III e IV), excetuado(a)s aquele(a)s cujo âmbito de competência e atuação limita-se à área de sua Regional (Art. 32, V) dele participam com direito a voz.
V - pelo(a) Presidente do ANDES-SINDICATO NACIONAL, que o preside, com direito a voz e voto em suas sessões.
§ 1º. Os demais membros em exercício da Diretoria, cujo âmbito de competência e atuação limita-se à área de sua Regional (Art. 32, V), podem participar do CONAD na qualidade de delegado(a)s ou observadore(a)s de suas respectivas S.SINDs ou AD-S.SINDs.
§ 2º. É vedado o voto por procuração para eleição de delegado(a) da SEÇÃO SINDICAL OU AD-SEÇÃO SINDICAL.
§ 4º Nas S. SIND e AD-S. SIND multicampi, a assembleia geral pode ocorrer:
a) por videoconferência, em locais previamente estabelecidos no edital de convocação, desde que assegurada a transmissão simultânea e a participação presencial do(a)s sindicalizado(a)s;
b) por rodízio de sua realização entre sede e os campi; ou
c) de forma descentralizada e alternada em cada campus.
As opções de hospedagem serão enviadas posteriormente.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Gustavo Seferian Scheffer Machado
Presidente do ANDES-SN
Brasília(DF), 25 de abril de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia nota de pesar e solidariedade da Diretoria do ANDES-SN pelo falecimento do professor João Zanetic.
Companheiro(a)s,
Encaminhamos, para conhecimento, nota de pesar e solidariedade da Diretoria do ANDES-SN pelo falecimento do professor João Zanetic.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2ª Secretário
Brasília (DF), 25 de abril de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais, à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN e aos membros da Comissão da Verdade do ANDES-SN
Assunto: Convoca e encaminha programação e arte do cartaz do Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação.
Companheiras e companheiros,
Convidamos para o Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação que ocorrerá no período de 13 a 15 de junho de 2024, em Porto Alegre, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com início às 9 horas do dia 13 de junho (quinta-feira) e término às 13 horas do dia 15 de junho (sábado); e também para reunião conjunta do Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD) e Comissão da Verdade, a se realizar no dia 15 de junho (sábado), das 14h30 às 18 horas, no mesmo local.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira, 13 de junho de 2024:
9h – Abertura;
10h às 12h – Oficina de compartilhamento de experiências e fomento de ações nas seções sindicais, criação de comissões da verdade e desomenagens a perpetuadores de crimes, defensores e cúmplices da ditadura;
12h às 14h – Almoço;
14h às 16h30 - Mesa 1: “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje”;
16h30 às 17h – Intervalo;
17h às 18h30 – Conferência; "O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo";
19h – Atividade cultural.
Sexta-feira, 14 de junho de 2024:
9h às 11h30 – Mesa 2: “A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina”;
11h30 às 12h – Apresentação musical;
12h às 14h – Almoço;
14h às 16h30 – Mesa 3: “Responsabilidade empresarial com a ditadura”;
16h30 às17h – Intervalo;
17h às 19h30 - Mesa 4: “A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI”;
20h – Confraternização.
Sábado, 15 de junho de 2024:
9h às 11h – Ato-Homenagem: “Enrique Serra Padrós: memória, verdade, justiça e reparação”;
11h às 13h – Ato público Memória, Verdade, Justiça e Reparação;
13h às 14h30 – Almoço;
14h30 às 18h – Reunião conjunta do GTHMD e da Comissão da Verdade.
Acesse a arte do cartaz do evento, para ampla divulgação, através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1NYobbr4yC5ncLp7tlGzV7ZLkdncODPtp?usp=drive_link
Por fim, ressaltamos a necessidade da confirmação da participação de representantes, por meio do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/vShAbgj25HwwCBnP7 até o dia 6 de junho de 2024 (quinta-feira).
Sem mais para o momento, renovamos nossos cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Carvalho Galvão
2º Secretário
Brasília(DF), 24 de abril de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia nota da Diretoria do ANDES-SN em Solidariedade ao(à)s servidore(a)s do Detran do Ceará duramente reprimido(a)s pelo governo de Elmano de Freitas (PT)
Companheiro(a)s,
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da Diretoria do ANDES-SN em Solidariedade ao(à)s servidore(a)s do Detran do Ceará duramente reprimido(a)s pelo governo de Elmano de Freitas (PT).
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2ª Secretário