Brasília (DF), 02 de julho de 2024.
Às seções sindicais, às secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Informa nova data do primeiro módulo do Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN.
Companheiro(a)s,
O 42º Congresso do ANDES-SN, realizado no período de 26/02 a 01/03/2024, em Fortaleza (CE), deliberou que o GTPFS realizasse dois módulos do curso de formação política sobre os “60 anos da ditadura empresarial-militar e movimento docente”, “resgatando as organizações e o papel dos movimentos sociais, movimento negro, de mulheres, movimentos indígenas, e dos trabalhadores rurais sem terra como espaços de organização e aglutinação para a construção da cultura afro-brasileira, do feminismo no Brasil e de luta por trabalho, reforma agrária e educação popular”.
O primeiro módulo estava indicado para ocorrer no primeiro semestre de 2024, em articulação com o Grupo de Trabalho História do Movimento Docente (GTHMD), por ocasião da realização do Seminário: "60 anos do Golpe de Estado de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação", que ocorreria no período de 13 a 15 de junho de 2024, em Porto Alegre (RS). Em virtude da tragédia social e ambiental iniciada poucos dias depois da convocação, o GTHMD definiu inicialmente, em acordo com as seções sindicais envolvidas, um adiamento do evento para o período de 11 a 13 de julho, mas em virtude da extensão dos danos, também esta data ficou inviabilizada.
Sendo assim, em conformidade com a Circular n.º 261/2024, de 27 de junho de 2024, que informa a nova data do “Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, o GTPFS informa a realização do módulo nacional do Curso de Formação Sindical com o tema “60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente”, que se realizará na cidade de Porto Alegre, de 21 a 23 de novembro de 2024.
Aproveitamos para reforçar o convite às seções sindicais para participarem do Seminário e do curso de formação sindical.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília (DF), 1º de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia nota da Diretoria do ANDES-SN em defesa das mães e pessoas que gestam na ciência! Pela garantia do PL nº 1.741/2022 nas universidades, IFs e CEFETs.
Companheiras(os),
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, Nota da Diretoria do ANDES-SN em defesa das mães e pessoas que gestam na ciência! Pela garantia do PL nº 1.741/2022 nas universidades, IFs e CEFETs.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília (DF), 28 de junho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(ao)s diretora(e)s do ANDES-SN
Assunto: Informa e orienta quanto a impressão do Caderno de Textos do 67º CONAD do ANDES-SN.
Companheira(o)s,
Solicitamos às seções sindicais que distribuam à(ao)s sindicalizada(o)s cópias impressas do Caderno de Textos, a ser publicado, que subsidiarão os debates do 67º CONAD do ANDES-SN que acontecerá em Belo Horizonte (MG), de 26 a 28 de julho de 2024.
Cada participante deve levar os materiais distribuídos pelas suas respectivas seções sindicais, pois só serão disponibilizadas cópias impressas do Caderno à(ao)s participantes cujas seções sindicais não tiverem condições de fornecê-lo. Para tanto, as SSind. que não tiverem condições de produzir as cópias do Caderno de Textos devem fazer a solicitação e justificá-la por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/bTqxdtfjR3KBQ48P7 até o dia 11 de julho de 2024, às 18h.
Contamos com a colaboração de toda(o)s para tornar os eventos do Sindicato Nacional mais sustentáveis.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profa. Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 28 de junho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia Termo de Acordo com o governo federal assinado pelo ANDES-SN e o SINASEFE.
Companheiro(a)s,
Encaminhamos anexo, para conhecimento, Termo de Acordo com o governo federal, representado pelos Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério da Educação (MEC), assinado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), resultado do processo negocial da greve da educação federal, e que trata da reestruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília (DF), 28 de junho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia nota da Diretoria do ANDES-SN em repúdio aos ataques ao processo democrático na escolha do(a) Reitor(a) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Companheiro(a)s,
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota em repúdio aos ataques ao processo democrático na escolha do(a) Reitor(a) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário
Brasília (DF), 27 de junho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Informa a nova data do Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação
Companheiro(a)s,
O 42º Congresso do ANDES-SN aprovou uma série de políticas voltadas à ação do Sindicato no transcurso dos 60 anos do Golpe de 1964. Várias delas foram ou estão sendo colocadas em prática, destacando-se a realização de uma campanha do ANDES-SN marcando os 60 anos do Golpe empresarial-militar, o estímulo às seções sindicais para que constituam seus próprios Grupos de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD) e o estímulo à realização de debates no âmbito das seções sindicais sobre os 60 anos do Golpe. A reivindicação pela constituição de um espaço de memória sobre a ditadura de âmbito federal segue necessária, ainda mais considerando-se que a iniciativa chegou a ser planejada pelo Ministério dos Direitos Humanos, mas foi desautorizada pelo presidente da República. Situação muito semelhante é da luta pela reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que vergonhosamente não ocorreu até o momento.
No entanto, iniciativas centrais do planejamento do ANDES-SN visando marcar os 60 anos do Golpe de 1964 – a promoção do Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação, em conjunto com o módulo nacional do Curso de Formação Sindical com o tema 60 anos da ditadura empresarial-militar e o movimento docente” -, acabaram sendo inviabilizadas em virtude da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul. Com isto, também a reunião do GTHMD também não pôde ser realizada neste primeiro semestre.
A indicação da reunião do GTHMD realizada em novembro de 2023 foi de que o Seminário que viria a ser proposto ao Congresso, caso fosse aprovado, se realizaria em Porto Alegre. Em consequência, nos dias 5 e 6 de abril de 2024 realizou-se em Porto Alegre uma reunião da Coordenação do GTHMD com representantes das quatro seções sindicais do Rio Grande do Sul que contam com GTHMD constituído. Desta reunião saiu o encaminhamento de que o Seminário ocorreria em Porto Alegre de 13 a 15 de junho. A Circular n.º 158/2024, de 25.4.2024, convocou o Seminário para esta data. Em virtude da tragédia social e ambiental iniciada poucos dias depois da convocação, definiu-se inicialmente, em acordo com as seções sindicais envolvidas, um adiamento do evento para o período de 11 a 13 de julho, conforme informado na Circular n.º 184/2024, de 9 de maio. Em virtude da extensão dos danos, também esta data ficou inviabilizada, levando então a uma suspensão que manteve em aberto nova data, como foi informado na Circular n.º 229/2024, de 9 de junho.
Manter o evento em Porto Alegre é uma forma de manifestar solidariedade e igualmente valorização das contribuições das seções sindicais envolvidas que, em conjunto com a coordenação do GTHMD tinham tudo encaminhado para realização do Seminário na data inicialmente proposta. Em vista disto, informamos a indicação de uma nova data: o Seminário Nacional 60 anos do Golpe de 1964: Memória, Verdade, Justiça e Reparação, bem como o módulo nacional do Curso de Formação Sindical com o tema 60 anos da ditadura empresarial militar e o movimento docente” se realizará na cidade de Porto Alegre, de 21 a 23 de novembro de 2024.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof. Alexandre Galvão Carvalho
2º Secretário