Brasília (DF), 30 de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(ao)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Envia, para conhecimento, carta nº 131/2024 que cobra informações sobre as providências tomadas para efetivar o Termo de Acordo nº 10/2024.
Companheira(o)s,
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, Carta nº 131/2024 que cobra informações sobre as providências tomadas para efetivar o Termo de Acordo nº 10/2024 assinado pelo ANDES- SN e o governo federal, representado pelo MGI e MEC, no dia 27 de junho de 2024, bem como, solicita agendamento de reunião.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 30 de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN
Assunto: Solicita que as seções sindicais do Setor das IFES que tenham até duzento(a)s sindicalizado(a)s na base, manifestem interesse em participar da reunião no ANDES-SN.
Companheiro(a)s,
O 38ºCongresso do ANDES-SN aprovou a seguinte resolução sobre a participação de seções sindicais que tenham até duzento(a)s sindicalizado(a)s nas reuniões dos setores das IFES e das IEES/IMES/IDES:
1. As reuniões dos setores das IFES e IEES/IMES/IDES terão a participação de duas seções sindicais que tenham até duzentos(a)s sindicalizado(a)s financiada com recursos do Fundo Único, do montante de mobilização, obedecendo aos seguintes critérios:
1.1. A Diretoria do ANDES-SN convocará as seções sindicais, com até duzentos(a)s sindicalizado(a)s, após a convocação da reunião dos setores, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, admitindo-se a convocação em prazo menor somente em situações excepcionais.
1.2. A circular de convocação deverá explicitar:
1.2.1. O prazo limite, nunca inferior a 24 horas, para manifestação das seções sindicais, por correio eletrônico dirigido à secretaria do ANDES-SN;
1.2.2. Que o(a) representante da seção sindical deverá permanecer por todo o período da reunião;
2. A seção sindical será definida observando-se a seguinte ordem de prioridades:
2.1. As seções sindicais com menor número de participações nos últimos doze meses;
2.2. As seções sindicais com menor número de docentes sindicalizado(a)s;
2.3. A ordem de chegada das indicações das seções sindicais;
3. A definição da seção sindical terá como critério eliminatório adimplência com a tesouraria nacional.
Considerando o envio da Circular nº 298/2024, que convoca reunião no ANDES-SN, convocamos as seções sindicais, do Setor das IFES, que tenham até duzentos(a)s sindicalizado(a)s na base para que manifestem interesse em participar da referida atividade, nos termos da supracitada deliberação.
As seções sindicais devem preencher o formulário a seguir: https://forms.gle/dz3UKxwM7fnjyEnw8 com a indicação do nome do(a) representante, e-mail e telefone para contato do(a) mesmo(a), até às 12h (horário de Brasília), do dia 7 de agosto de 2024 (quarta-feira), atestando que o(a) mesmo(a) permanecerá por todo período da reunião.
Além da obrigatoriedade da Seção Sindical está adimplente com a tesouraria do ANDES-SN, caso ocorra inscrição de mais de duas seções sindicais para cada reunião, a definição das seções sindicais seguirá a seguinte ordem de prioridade:
- Seções sindicais com menor número de participações nos últimos doze meses;
- Seções sindicais com menor número de docentes sindicalizado(a)s;
- Ordem de chegada das indicações das seções sindicais.
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Circular nº 298/2024 - Convoca a reunião do Setor das IFES para 17 e 18 de agosto de 2024
Brasília (DF), 30 de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(ao)s diretora(e)s do ANDES-SN.
Assunto: Convoca a reunião do Setor das IFES para 17 e 18 de agosto de 2024.
Companheiro(a)s,
Convocamos, reunião do setor das IFES, para os dias 17 e 18 de agosto de 2024, com início às 9h do dia 17/08 (sábado), com a seguinte pauta:
A confirmação de participantes, de até dois (duas) representantes por seção sindical, deve se dar até o dia 15 de agosto, às 20h, por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/M9URpwGWVGxrHDkd8. Os informes das seções sindicais devem ser enviados até às 20h do dia 15 de agosto, mediante preenchimento do formulário: https://forms.gle/UfnZttcg7J3ifo3f8
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Circular nº 297/2024 - Envia moções aprovadas no 67º CONAD
Brasília (DF), 30 de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s diretora(e)s do ANDES-SN.
Assunto: Envia moções aprovadas no 67º CONAD.
Companheira(o)s,
Encaminhamos, para conhecimento, moções aprovadas no 67º CONAD, realizado no período de 26 a 28 de julho de 2024, em Belo Horizonte (MG).
Sem mais para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e
universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Brasília (DF), 26 de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e às(aos) diretoras(es) do ANDES-SN.
Assunto: Envia nota da diretoria do ANDES-SN manifestando apoio à greve da(o)s trabalhadora(e)s do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciada em 16 de julho, bem como repúdio à tentativa de criminalização do movimento.
Companheiras(os),
Encaminhamos, para conhecimento e ampla divulgação, nota da diretoria do ANDES-SN manifestando apoio à greve da(o)s trabalhadora(e)s do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciada em 16 de julho e que já alcança 400 Agências da Previdência Social (APS) em 24 estados, bem como repúdio à tentativa de criminalização do movimento.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Prof.ª Francieli Rebelatto
Secretária-Geral
Circular nº 294/2024 - Prevenção e combate aos diferentes tipos de assédio no 67º CONAD do ANDES-SN
Brasília(DF), 19 de julho de 2024.
Às seções sindicais, secretarias regionais e ao(à)s diretore(a)s do ANDES-SN.
Assunto: Prevenção e combate aos diferentes tipos de assédio no 67º CONAD do ANDES-SN.
Companheiro(a)s,
Ratificando nosso compromisso em criar um ambiente inclusivo, onde todas as vozes sejam ouvidas e todas as pessoas sejam tratadas com o devido respeito, pedimos a colaboração de todo(a)s o(a)s participantes para que o 67º CONAD seja um ambiente de convivio respeitoso com a diversidade, de luta e enfrentamento aos vários tipos de assédio, livre de qualquer forma de violência ou discriminação.
Ressaltamos que o ANDES-SN, a partir de resoluções Congressuais e de CONADs, busca criar protocolos de combates ao assédio moral, individual, coletivo, virtual, institucional, sexual, de gênero, de capacitismo, racial, de etarismo, xenofóbico e/ou quaisquer outras manifestações de violência que atentem contra a dignidade e os direitos humanos.
Lutamos não apenas por melhores condições de trabalho e educação (dentro das universidades e CEFETs), mas também por uma sociedade onde cada pessoa possa viver livre de medo e opressão. Portanto é fundamental que o 67º CONAD seja expressão desse objetivo, estimulando o respeito mútuo, onde cada participante deve se sentir seguro(a) e valorizado(a).
O combate ao assédio não é apenas uma luta prioritária, mas uma obrigação ética e moral de todo(a)s. Não toleraremos nenhum comportamento que desrespeite a integridade e a diversidade do(a)s ali presentes.
Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.
Profa. Francieli Rebelatto
Secretária-Geral